Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPondé, João Luiz Simas Pereira de Souza-
dc.contributor.authorCâmara, Paola Borges-
dc.date.accessioned2019-06-10T17:02:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:59Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8405-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia comportamentalpt_BR
dc.subjectAnálise econômicapt_BR
dc.subjectPensamento econômico - Históriapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleEconomia comportamental : a racionalidade dos agentes e implicações para a análise da propaganda e das decisões dos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3415371061361089pt_BR
dc.description.resumoO questionamento dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, faz com que a Economia Comportamental tenha ganhado grande força a partir do final do século XX, com a publicação de uma rica literatura teórica e empírica sobre os mecanismos psicológicos subjacentes à tomada de decisão por parte dos agentes econômicos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos comportamentais que não são considerados nos modelos de previsão econômicos tradicionais, identificando os impactos que não considerálos pode ter para a análise econômica, com foco no comportamento do consumidor. Para tal, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto, expondo a Economia Comportamental sob a perspectiva da história do pensamento econômico, algumas das principais e mais influentes teorias de economia comportamental e como estas podem contribuir para a análise econômica em um ambiente no qual está presente a propaganda persuasiva e concorrência imperfeita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PBCamara.pdf.pdf448.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.