Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8409
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Consumo de notícia nas periferias cariocas: um legado histórico de afastamento cultural
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Suelen da Silva
Tutor: Gomes, Nilo Sergio Silva
Resumen: Mesmo com a crescente massificação das tecnologias voltadas para comunicação e com a popularização da internet móvel, há uma problemática envolvendo os moradores de favelas no que concerne ao consumo de informação proficiente no meio digital. Este trabalho buscou entender quais os objetivos dessa camada da sociedade quando navega pelos endereços online e quais os tipos de notícias ela costuma consumir através dos meios eletrônicos. Apesar de surgir no cenário urbano cada vez mais comunicadores comunitários e independentes, ainda não há um número significativo que possa determinar um novo padrão do morador de favela. Através de pesquisas e entrevistas, foi identificado que a maior parte dos cidadãos nessa esfera social utiliza os meios digitais para entretenimento e não aproveita a ampla abrangência da internet para uma autopromoção de conhecimento e ligação com o mundo externo ao contexto periférico. Além disso, o estudo apontou que esse atraso no desenvolvimento comunicativo desses indivíduos se mostra intrinsecamente ligado à histórica exclusão social e abandono do Estado sofrido ao longo dos anos, levando-os a acreditar que estão afastados culturalmente da maior parte dos fatos noticiosos tradicionais.
Materia: Consumo de informação
Periferia
Cultura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-nov-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BASTOS, Suelen da Silva. Consumo de notícia nas periferias cariocas: um legado histórico de afastamento cultural. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SBastos.pdf570.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.