Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8436
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Análise de uma estrutura de programação para interpretação magnética em código fonte aberto e uma possível aplicação na Bacia de Salta
Author(s)/Inventor(s): Cardoso, José Jorge Brum
Advisor: Gomes, Álvaro Lúcio de Oliveira
Co-advisor: Almeida, Leonardo Fonseca Borghi de
Co-advisor: Rocha, Paula Lúcia Ferrucio da
Abstract: Este trabalho foi divido em três partes. A primeira, uma introdução aos principais aspectos geológicos da bacia de Salta, como litologia e estratigrafia e geologia do petróleo. Na segunda parte, uma breve revisão do método magnético foi proposta e os aspectos teóricos mais relevantes foram apresentados, bem como o histórico de utilizações pela indústria do petróleo. Ao final do capítulo, destacam-se os instrumentos utilizados e os principais métodos de aquisição de dados. Por fim, o algoritmo desenvolvido para auxiliar nas interpretações magnéticas através do uso de inversão magnética foi apresentado para se estimar a localização de objetos em subsuperficie. Como objetivo final deste trabalho foi proposta a utilização dessa ferramenta computacional para a bacia de salta, já que até o presente momento, não foram encontradas publicações com o método magnético de investigações nessa bacia.
Abstract: This work was separated in three parts. The first one is an introduction to the main geological aspects of the Salta basin, as lithology and stratigraphic aspects and petroleum geology. ln the second part, a revision of the magnetic method was proposed and the principal aspects were presented, as well as the description of its usage by the oil industry. At the third part, a discussion about the applicability of the toolkit in the Salta Basin takes place, since there is no encountered works on that basin until nowadays.
Keywords: Bacia de Salta
Magnetometria
Inversão magnética
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Geologia
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2007
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRUM, José Jorge Cardoso. Análise de uma estrutura de programação para interpretação magnética em código fonte aberto e uma possível aplicação na bacia de salta. 2007. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geofísica do Petróleo) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Appears in Collections:Geofísica do Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARDOSO, J.J.B.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.