Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8449
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gastaldoni, Dante | - |
dc.contributor.author | Castro, Jose Rafael Alves Machado Rangel de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T19:04:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-29 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Jose Rafael Alves Machado Rangel de. De Botucatu à Líbia: as imagens da dor em André Liohn. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8449 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Correspondentes de guerra | pt_BR |
dc.title | De Botucatu à Líbia: as imagens da dor em André Liohn | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1793875080581837 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fatorelli, Antonio Pacca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4404878872890292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | D’Amaral, Marcio Tavares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 | pt_BR |
dc.description.resumo | Centrado na trajetória de André Liohn, paulista de Botucatu que se fez fotojornalista ao sabor do acaso e conquistou um dos mais expressivos prêmios do fotojornalismo internacional - a Gold Medal Robert Capa –, sem ao menos saber quem era Robert Capa, este trabalho reflete sobre a prevalência da imagem na cobertura das zonas de conflito e sobre a relação historicamente determinada entre fotojornalismo e conflitos bélicos. A ideia é tentar entender o que leva profissionais talentosos e extremamente sensíveis a mergulhar no caos, na violência e na dor de um conflito armado, mapeando, em paralelo, a natureza da atividade, ao longo da história, através da trajetória de três fotógrafos referenciais: o húngaro Robert Capa, o inglês Don McCullin e o norte-americano James Natchwey. As reflexões propostas também exploram os valores éticos que compõem a documentação imagética das nossas tragédias contemporâneas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCastro.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.