Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8470
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O jeitinho na busca do direito: acesso e integralidade na atenção urológica na Região Metropolitana 1 do Rio de Janeiro e no Hospital Federal de Bonsucesso
Author(s)/Inventor(s): Santos, Léa Silvia Figueiredo dos
Advisor: Vasconcelos, Eduardo Mourão
Abstract: Analisa a assistência urológica na Região Metropolitana I do Rio de Janeiro e no Hospital Federal de Bonsucesso. A pesquisa busca investigar a pertinência da hipótese principal de que, em um contexto de precarização do SUS na atenção básica e na média complexidade, temos como resultado uma sobrecarga nas unidades de alta complexidade, que passam a desempenhar a função dos demais níveis de atenção. A presente pesquisa constitui um estudo de caso unitário com três níveis de análise: (I) a Região Metropolitana I do Rio de Janeiro, (II) o Hospital Federal de Bonsucesso e o Setor de Urologia do HFB, e (III) a percepção sobre estes problemas por parte dos usuários e médicos do setor de urologia do HFB. Para subsidiar o estudo, empreendeu-se uma ampla revisão e contextualização sobre a trajetória histórica da Política de Saúde no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana I. Os resultados obtidos apontam para a comprovação da hipótese principal, uma vez que a escassez ou ausência de assistência urológica na atenção básica e na média complexidade resulta na absorção dessa demanda pela alta complexidade, com sérias implicações na dinâmica de acesso dentro do hospital, no agravamento do estado de saúde dos usuários, como também no cotidiano da prática médica dentro da unidade. Além disso, constatou-se dentro do HFB que os usuários utilizam de várias estratégias conhecidas de jeitinho, muito usuais na realidade brasileira, como forma não oficial de buscar acesso a serviços que deveriam ser garantidos como direito do cidadão, diante da precariedade da assistência em todos os níveis de atenção do SUS, bem como da falta de mecanismos de referência e contrarreferência no sistema. Esse trabalho busca contribuir, assim, para a reflexão crítica e avaliação das políticas de saúde voltadas para a área de urologia dentro do SUS, particularmente relacionadas a seus princípios de acesso e integralidade do cuidado.
Keywords: Política de saúde
Saúde pública
Urologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Production unit: Escola de Serviço Social
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Léa Silvia Figueiredo dos. O jeitinho na busca do direito: acesso e integralidade na atenção urológica na Região Metropolitana 1 do Rio de Janeiro e no Hospital Federal de Bonsucesso. 2016. 187 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSFSantos.pdf1,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.