Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8619
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cunha, Lelia Galvão Caldas da | - |
dc.contributor.author | Garcia, Márcia Japor de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T23:07:40Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:02Z | - |
dc.date.issued | 1978 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8619 | - |
dc.description.abstract | The aims of post-graduate courses at Universidade Federal Fluminense are examined, and a survey was done, involving 70 teachers and 112 students of the biomedical area, dealing with aspects related do informtion resources needs and use, There is some problem concerning interaction library-courses, and the communicationlibrary-users. The use of sectorial libraries mus be more effective. In spite ogthe assistance for research and keeping users up to date were considered unsatisfactory, titles of serials and reference material most used constitute part of the collection. In the information access, formal channels are more effective, being abstracts and index considerably employed. The course on Veterinary uses thegreater number of refernce titles. Language barrier exists. Interlibrary loan was stimulated and its dissemination and evalution, as well as the dissemination of MEDLINE were suggested. To study and research, respondents considered the necessity of an exclusive palece into the lbrary. The suggestions were formulated with the purpose to provide means to a better interaction library-courses and to attain that courses objectives. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas especializadas | pt_BR |
dc.subject | Biomedicina | pt_BR |
dc.subject | Estudo de usuários | pt_BR |
dc.subject | Serviços de informação | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográdica | pt_BR |
dc.title | Recursos da informação e os cursos de mestrado da área biomédica na Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Após um exame dos objetivos dos cursos de mestrado na Universidade Federal Fluminense, pesquisa efetuada mediante aplicação de questionário junto a 70 professores e 112 alunos desses cursos na área biomédica, visa a conhecer aspectos relacionados com necessidade e uso de recursos da informação. Detectou-se que o uso das bibliotecas setoriais que atendem aos cursos deveria ser mais efetivo, e que há problema de interação biblioteca-usuário. Apesar de os recursos para atualização e pesquisa dessas bibliotecas terem sido considerados insuficientes, os títulos de periódicos e de fontes de referencia mais utilizados são assinados pelas bibliotecas. O acesso a informação faz-me mais através de canais formais de comunicação, sendo utilizados, com frequência, índices e "abstracts", principalmente. O curso de Veterinária e o que utiliza maior numero de fontes de referencia. Estimulo ao uso do intercambio, reavaliação desse recurso, maior divulgação do MEDLINE e de pesquisas em andamento são sugeridos. Há problemas quanto a barreira linguística. Para estudar e pesquisar, os respondentes consideram necessário dispor de local exclusivo na biblioteca. As sugestões formuladas objetivam propiciar meios para melhor interação bibliotecas-cursos de mestrado e um alcance maior dos objetivos daqueles cursos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciência da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
276810.pdf | 6.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.