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dc.contributor.advisorBraga, Gilda Maria-
dc.contributor.authorOberhofer, Cecília Malizia Alves-
dc.date.accessioned2019-07-02T23:57:01Z-
dc.date.available2019-07-04T03:00:15Z-
dc.date.issued1979-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8623-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to evaluate the performance of three university libraries, in order to satisfy users’ expressed needs Two main problems related to userd frustration were analyzed: book availability and accessibility The model Satisfaction Level was applied on availability evaluation. It is composed of four independent measures related to users’ satisfaction probabilities: acquisition, circulation, library and user performances In order to evaluate accessibility the model Satisfaction Level was tested. Three measures were used to investigate the effects of delays in supplying publication on users work: Incidence of Delay, Disbenifit and Cost The Satisfaction Levels observed showed that the libraries analysed can satisfy only 50 per cent of the requests. However, these performance measures were similar to those found in university libraries from other more developed countries The Satisfaction Time results showed that the effects of delays on users work depends on two factors: useful wating time and satisfaction time extension Regardless of it’s partial character as an evaluation measure, it was concluded that Satisfaction Level is a model of general applicability. Validation for the model Satisfaction Time was not achieved due statistical limitations caused by sample size As a matter of fact there is such a variety of approaches in the existing measures that evaluation studies are still in an embryonic stage In that situation, it’s hoped that this study’s mistakes and achievements can contribute to the general knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectUsuários de bibliotecaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectPUC - Pontifícia Universidade Católica Bibliotecaspt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho (Bibliotecas Universitárias)pt_BR
dc.titleDisponibilidade e acessibilidade : avaliação da satisfação da demanda em três bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2245026790419537pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho de três bibliotecas universitárias da PUC/RJ na satisfação da demanda expressa por seus usuários Foram analisados dois problemas fundamentais ligados a frustração da demanda, a saber: disponibilidade e acessibilidade de material bibliográfico Para avaliar disponibilidade foi utilizado o modelo Nível de Satisfação, composto de quatro medidas independentes relativas as probabilidades de satisfação da demanda: desempenho de aquisição, de circulação, da biblioteca e dos usuários Para avaliar acessibilidade, foi testado o modelo Tempo de Satisfação, utilizando-se três medidas para investigar os efeitos do atraso na entrega de publicações no trabalho do usuário: Incidência de Atraso, Prejuízo e Custo. Para avaliar acessibilidade, foi testado o modelo Tempo de Satisfação, utilizando-se três medidas para investigar os efeitos do atraso na entrega de publicações no trabalho do usuário: Incidência de Atraso, Prejuízo e Custo. Os resultados sobre Tempo de Satisfação indicaram que os efeitos da espera no trabalho do usuário dependem de dois fatores: tempo útil de espera e extensão do tempo de satisfação. Concluiu-se que embora o modelo Nível de Satisfação seja uma medida parcial de avaliação, seu valor emerge de suas características gerais de aplicabilidade. Devido a limitações estatísticas decorrentes do tamanho da amostra, não foi possível validar o modelo Tempo de Satisfação. Dada a diversidade de abordagens das medidas existentes, os estudos de avaliação acham-se ainda em estagio embrionário. Espera-se que os erros e acertos desse estudo possam ser incorporados como contribuições ao conhecimento geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Informação

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