Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Luís Alfredo Vidal de-
dc.contributor.authorZavaleta Gavidia, Jorge Juan-
dc.date.accessioned2019-07-03T17:55:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:02Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8648-
dc.description.abstractThis thesis aims to present a system to monitor the intervention of children with specific reading disorders based on the RtI approach. The proposed architecture of DysDTool+L contains the RtI modules (layers 2 and 3), intervention strategies, severity (fuzzy and z score) and configuration. Specific texts are defined for each school year of the patients (2nd to 8th year), and experiments in both the RTI-2 layer with 70 patients and the RTI-3 layer with 21 patients. The variables used in the experiments are the reading speed and the deviation and are inputs of the fuzzy system and the z score that returns as output the degree of severity that determines the level of dyslexia severity of an intervention patient. The grade is measured at the beginning and end of the experiment during 16 weeks of a semester. The experiments indicate progress of patients using the RtI approach in most cases. However, further research should be done to determine if progress is product of the intervention strategies used or there are other factors. The discrepancies found should be analyzed by the specialist. The DysDTool+L is a tool for monitoring to help expert to dealing with dyslexia.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de intervençãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.titleUm sistema de intervenção computacional para rastreio e monitoramento de leitura em uma proposta de RTIpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5989368756609995pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Renata Mousinho Pereira da-
dc.contributor.referee1Xexéo, Geraldo Bonorino-
dc.contributor.referee2França, Felipe Maia Galvão-
dc.contributor.referee3Cruz, Sérgio Manuel Serra da-
dc.contributor.referee4Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo apresentar um sistema para monitorar a intervenção de crianças em com transtornos específicos de leitura baseado na abordagem RtI. A arquitetura proposta do DysDTool+L contêm os módulos de RtI (camadas 2 e 3), estratégias de intervenção, severidade (fuzzy e escore z) e configuração. São definidos textos específicos para cada ano escolar dos pacientes (2o ao 8o ano), e experimentos tanto na camada RTI-2 com 70 pacientes, quanto na camada RTI-3 com 21 pacientes. As variáveis usadas nos experimentos são a velocidade de leitura e o desvio e são entradas do sistema fuzzy e do escore z que retorna como saída o grau de severidade que determina o nível de severidade da dislexia de um paciente em intervenção. O grau é medido no início e no final do experimento durante 16 semanas de um semestre letivo. Os experimentos indicam progresso dos pacientes usando a abordagem RtI na maioria dos casos. No entanto, devem ser realizadas novas pesquisas para determinar se o progresso é produto das estratégias de intervenção usadas ou existem outros fatores. As discrepâncias encontradas devem ser analisadas pelo especialista. O DysDTool+L é uma ferramenta de monitoramento que auxiliar o especialista que lida com dislexia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
880217.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.