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dc.contributor.advisorCarvalho, Luis Alfredo Vidal de-
dc.contributor.authorMarques, Carla Verônica Machado-
dc.date.accessioned2019-07-04T18:21:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:03Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8671-
dc.description.abstractThe origin of this thesis was the public finding of the suboptimal condition of education in Brazil during the last decade, where we noticed that there is still no integration of schools with advances in computation and cognitive neuroscience. As a proposal to change this scenario, we present here an engineering model of learning and teaching of continuous and progressive understanding of the brain-mind unit that enables the implementation of a customized education. By observing in the metaprocesses of universal languages in the form of EICA, it is possible draw strategies to reach new levels of quality of the “Person“. In this thesis we investigate the efficiency of the theoretical model EICA, measuring its applicability as an evaluation methodology. The method used to prove the theoretical model EICA is the development of a game (gamification) capable of obtaining data from the users in real time and the subsequent analysis of this data, in order to prove the existence of EICA as a universal cognitive model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.subjectEstruturas internas cognitivas aprendentespt_BR
dc.subjectModelo neuro-computacionalpt_BR
dc.titleEICA - estruturas internas cognitivas aprendentes : um modelo neuro-computacional aplicado à instância psíquica do sistema pessoa em espaços dimensionaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4004382205522766pt_BR
dc.contributor.referee1França, Felipe Maia Galvão-
dc.contributor.referee2Maculan Filho, Nelson-
dc.contributor.referee3Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da-
dc.contributor.referee4Fróes, Maira Monteiro-
dc.description.resumoA origem deste trabalho foi a constatação pública da condição sub-ótima da educação no Brasil durante a última década, onde notamos que ainda não há integração das escolas com os avanços na computação e na neurociência cognitiva. Como proposta para alterar este cenário, apresenta-se aqui um modelo de engenharia do aprender e ensinar de contínuo e progressivo entendimento da unidade cérebro-mente que viabiliza a implementação de uma personalização da educação. Através da observação dos metaprocessos das linguagens universais, é possível traçar estratégias para alcançar novos patamares de qualidade da ”Pessoa”. Nesta tese investigamos a eficiência do modelo teórico EICA, medindo a sua aplicabilidade como metodologia de avaliação cognitiva. O método utilizado para comprovar o modelo teórico EICA é o desenvolvimento de um jogo (gamificação) capaz de obter dados dos usuários em tempo real e a posterior análise destes dados, a fim de comprovar a existência de EICA como um modelo cognitivo universal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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