Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBenetti, Liliane-
dc.contributor.authorCastro, Camila Felícitas Ramirez de-
dc.date.accessioned2019-07-08T13:36:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCASTRO, Camila Felícitas Ramirez de. O nada dilatado. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8694-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem poéticapt_BR
dc.subjectEscrita de artistapt_BR
dc.subjectVariação de escalaspt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectVideoartept_BR
dc.titleO nada dilatadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5052653060172927pt_BR
dc.description.resumoOs temas abordados em O nada dilatado foram pensados por centenas de gerações anteriores a mim. Eles já foram estudados e discutidos por cientistas, filósofos, poetas e artistas — seres humanos interessados em entender e explicar o que acontece no mundo. O mundo se torna cada vez mais complexo graças ao conhecimento gerado e, ao mesmo tempo, mais simples, pois à medida que a tecnologia se desenvolve as tarefas que desempenhamos são realizadas de modo mais fácil e automatizado. Não sabemos como todas as nossas ferramentas funcionam, embora isso não nos impeça de utilizá-las. Aliás, elas são tão fáceis de manusear que vagamente pensamos em como elas operam. Os manuais de instruções não são necessários porque todo mundo sabe que o que vai acontecer quando se liga a televisão é exatamente o que se espera dela. E quando ela ficar doente apenas um especialista poderá curá-la. Enquanto o conhecimento da humanidade aumenta ele também se concentra e se subdivide, cada vez mais, em especialidades. Utiliza-se o conhecimento criado anteriormente sem necessariamente se retornar a ele. Por outro lado, recebemos uma quantidade massiva de informações que muitas vezes não procuramos. As mais questionáveis fontes de informação são levadas em consideração sem escrúpulos. Somos bombardeados por imagens que passam deslizando rapidamente de baixo para cima diante de nossos olhos que ardem, cansados. O sistema cognitivo está falhando. Verdades e mentiras são dispostas no mesmo plano e, por mais que saibamos procurar referências legítimas, as inverdades coexistem na mente como fantasmas que se tornam mais opaca apenas porque desfilam deslizando incessantemente. Diante de tudo que nos é oferecido, sabendo que há muito mais interesses do que “o tentar entender e explicar o mundo” por trás de uma informação, proponho trabalhos e textos poéticos sobre questões que implicam o próprio processo de conhecer a realidade.Abordo temas como diferenças entre as escalas humana e geológica, tempo, percepção, linguagem e memória. O objetivo é criar novas versões de entendimento sobre o mundo para além do que se absorve. Os textos são vinculados a um conjunto pontual de trabalhos realizados durante a graduação e suas respectivas referências teóricas. A escrita oscila entre a descrição de meus processos artísticos e uma elaboração ficcional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCastro.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.