Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Veronica Paulino da | - |
dc.contributor.author | Galhardo, Maria Rita da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T18:53:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:10Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GALHARDO, Maria Rita da Silva. Serviço social e educação: uma análise da contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2016. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8713 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Serviço social e educação: uma análise da contribuição do Serviço Social na Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6157400805629328 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Ilma Rezende | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0904109340833228 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guarany, Alzira Mitz Bernardes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1079444945009617 | pt_BR |
dc.description.resumo | Aborda a atuação profissional do Serviço Social na política educacional brasileira, compreendendo a educação como política pública que pode (vir a ser) inclusiva e de transformação social. Para viabilizar esta análise foi selecionado o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim, se realiza um amplo levantamento bibliográfico sobre a questão da educação de adultos no Brasil, bem como se discute a inserção e a atuação do assistente social nesta política. Este trabalho tem como ponto de partida a hipótese da inserção dos Assistentes Sociais no âmbito da educação, numa ação conjunta de enfrentamento, ao lado de outros profissionais desta área. Uma vez que este profissional pode atuar como um agente viabilizador do acesso e permanência do alunado da Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar, não só possibilitando a garantia do direito social à educação, mas também auxiliando na formação para o exercício da cidadania e à consciência crítica desses sujeitos como protagonistas de sua história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Serviço Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MRGalhardo.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.