Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8784
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Ivan Coelho de-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Paula Corrêa de-
dc.date.accessioned2019-07-12T17:12:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:25Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Paula Corrêa de. O curso de especialização em Bens Culturais Móveis da UFRJ: contribuições para a preservação do patrimônio. 2018. 269 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) - Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8784-
dc.description.abstractAcademic works aimed at problematizing issues related to the field of Conservation Restoration and the history of formation of the conservation in Brazil are recent. Thinking about this aspect as a contribution to reflection on the consolidation of the field, this thesis has as object of study the analysis of the formation of The Specialization Course of Movable Cultural Property of University Federal of Rio de Janeiro between the years of 1989 to 1996 and his contributions to the field of the heritage in Brazil. The specialization course was implemented in 1980's and was part of fertile period of conservation in Brazil, especially in Rio de Janeiro. The question proposed in this thesis is to understand the network of relations between Museology, Preservation and Conservation. Methodological terms were based in the microhistory and the concepts pointed out by Bourdieu. This research made use of bibliographical resources, documentary funds and interviews conducted with some social actors involved in the course. At the end of the thesis are presented the profiles of the teachers, students and the reflections in the field of museums and heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.publisherMuseu de Astronomia e Ciências Afinspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio históricopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectRestauraçãopt_BR
dc.subjectRestauradorespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleO curso de especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFRJ: contribuições para a preservação do patrimôniopt_BR
dc.title.alternativeThe specialization course of Movable Cultural Property of UFRJ: contributions to the preservation of heritagept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7655274726492200pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3515681011265633pt_BR
dc.contributor.referee1Granato, Marcus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0488653952117827pt_BR
dc.contributor.referee2Rangel, Marcio Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8746315302380257pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1640690518235989pt_BR
dc.contributor.referee4Castro, Aloisio Arnaldo Nunes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617938151290921pt_BR
dc.description.resumoSão recentes os trabalhos visando problematizar questões ligadas ao campo da Conservação – Restauração abordando a história sobre a formação do conservador no Brasil. Pensando nesse aspecto e como contribuição para reflexão sobre a consolidação do campo, temos como objeto de estudo analisar a formação no Curso de Especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre os anos de 1989 até 1996, suas contribuições para o campo do patrimônio. O Curso de Especialização foi implementado na década de 1980 e fez parte de um período fértil no âmbito da Conservação no Brasil e em especial no Rio de Janeiro. As questões propostas nesta tese buscam compreender a rede de relações e de compartilhamento entre Museologia, Preservação e Conservação. Em termos metodológicos teremos por base a micro-história e os conceitos apontados por Bourdieu. Os procedimentos metodológicos incluíram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental em fundos arquivísticos e entrevistas realizadas com alguns atores sociais envolvidos no curso. Ao final da tese são apresentados os perfis do corpo docente, discente e seus reflexos sobre o campo dos Museus e do Patrimônio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Museologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.publisher.initialsUNIRIOpt_BR
dc.publisher.initialsMASTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Teses e Dissertações de outras Instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APCCarvalho.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.