Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8788
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: É muito difícil pra nós conseguir entrar na faculdade: análise sociolinguística da concordância de primeira pessoa do plural na variedade urbana do Português de Moçambique
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Bianca Ferreira da
Orientador: Vieira, Silvia Rodrigues
Resumo: Análise sociolinguística dos padrões de concordância de primeira pessoa do plural. O presente trabalho objetiva constatar o estatuto da regra de marcação de plural na variedade moçambicana e contribuir com a análise comparativa de variedades do Português, por meio da análise de ocorrências extraídas de entrevistas sociolinguísticas com falantes do Português de Moçambique (PM). Para tanto, observa o comportamento das ocorrências de verbos relacionados com sujeitos de primeira pessoa do plural no Banco de dados Moçambique-PORT (cf. www.corporaport.letras.ufrj.br), partindo dos preceitos da Teoria da Variação e Mudança (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968). A realização das formas alternantes da marcação morfológica de pluralidade é analisada em conjugação com os elementos linguísticos e sociais que, por hipótese, exercem alguma influência sobre o fenômeno. Espera-se, assim, contribuir com os estudos sociolinguísticos (VIEIRA; BRANDÃO, 2014; PETTER, 2009) que se ocupam do estabelecimento de um continuum da Concordância Verbal (CV) em variedades do Português.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Moçambique
Concordância verbal
Sociolinguística
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Latim

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFCosta.pdf308.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.