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dc.contributor.advisorAlmeida, Edmar Luiz Fagundes de-
dc.contributor.authorFerreira, Patrick Augusto Pegado-
dc.date.accessioned2019-07-24T17:38:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:26Z-
dc.date.issued2019-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8878-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado de combustíveis - Brasilpt_BR
dc.subjectQualidade e preço - Análisept_BR
dc.titleO mercado de combustíveis líquidos no Brasil: uma análise da relação entre qualidade e preçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Niágara Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695850723126770pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto Junior, Helder Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3107390040853067pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem em seu escopo analisar o mercado de combustíveis brasileiro, avaliando a ocorrência de mecanismos geradores de influência da qualidade do combustível no preço bomba dos postos revendedores. Iremos diagnosticar os mecanismos de influência a partir do desenvolvimento histórico do setor de petróleo e derivados no Brasil, que foi marcado pela desorganização e mudanças estruturais que trouxeram impactos negativos no setor do abastecimento nacional, que agora estão sob os cuidados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Mediante isto, esta monografia busca analisar o efeito da prática de adulteração dos combustíveis sobre o preço na bomba. Para tanto, foi estudado quais fatores influenciam o preço da gasolina nos postos de abastecimento, aprofundando o estudo na verificação da ocorrência de correlação entre qualidade do produto e o preço bomba. A análise ocorrerá sob a ótica econométrica, com a elaboração de uma base de dados originária de dados fornecidos pela ANP em seu levantamento de preços e ações de fiscalização nos postos revendedores. Verificamos, na análise da amostra, que 37% dos postos foram autuados ao menos uma vez durante o período de 2010 a 2018 e na segregação dos postos por Zonas do município, foi apurado que as Zonas consideradas com maior PIB per capita atuam com maior preço e penetração de postos bandeirados. No que tange as autuações, atestamos que a Zona de menor preço médio possuía o maior índice de autuação. Sobre a regressão estimada do modelo, examinamos que as variáveis de preço de aquisição do combustível, idade do posto e bandeira de uma distribuidora apresentam influência média positiva em relação ao preço, ao contrário das variáveis de autuação e competição que apresentam relação média negativa junto ao preço. Desta forma, verificamos através da estimação do modelo de painel que há uma influência negativa no preço dos postos que recebem um auto de infração lavrado pela ANP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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