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dc.contributor.advisorFernandes , Amarildo-
dc.contributor.authorSoares, Caroline Campos Barata-
dc.contributor.authorRunte, Gabriel Frederico Carvalho-
dc.date.accessioned2019-07-31T13:04:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:27Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8957-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro de Serviços Compartilhadospt_BR
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectIndicadores de Desempenhopt_BR
dc.titleAplicação da metodologia do Balanced Scorecard numa estrutura de Centro de Serviços Compartilhadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bone, Rosemarie Broker-
dc.contributor.referee2Tavares, Carolina Campos-
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho se deu na utilização da metodologia do Balanced Scorecard em uma estrutura de Centro de Serviços Compartilhados, discutindo como essas duas metodologias podem se adequar. Ao final do trabalho propôs-se um modelo básico para aplicação em CSCs e exemplificou-se com a aplicação hipotética em um caso real. O estudo foi realizado em três etapas: Fundamentação teórica, Integração dos conceitos e Estudo de caso. Na primeira delas, foram detalhados os conceitos de Indicadores de desempenho, Balanced Scorecard e Centro de Serviços Compartilhados. Em seguida foi tratada a gestão por indicadores de desempenho. Nesta etapa é feito o paralelo entre o BSC e o CSC. E, por fim, foi realizado um estudo de caso onde foi aplicado o modelo básico proposto a um caso real, resultando em uma maneira muito eficiente de controlar a estratégia do CSC utilizando seus indicadores e metas. A escolha do setor de Construção Civil auxilia ao entendimento dessas metodologias, pois demonstra claramente o potencial do CSC através das rápidas mobilizações e desmobilizações, além dos diversos controles que existem em todas as etapas da produção. O resultado foi bastante satisfatório, inclusive procurou discutir como que o modelo de Balanced Scorecard pode se adaptar a estruturas onde a questão financeira pode ser um objetivo secundário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção

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