Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8980
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise de sensibilidade na adoção de diferentes critérios de segurança no planejamento da operação energética de sistemas interligados
Autor(es)/Inventor(es): Cotia, Beatriz Pamplona
Tutor: Borges, Carmen Lucia Tancredo
Tutor : Leite, Luciano Contin Gomes
Resumen: O Sistema Interligado Nacional - SIN - é um sistema hidrotérmico de grande porte e único em âmbito mundial. Sua operação é realizada pelo ONS- Operador Nacional do Sistema Elétrico - sob regulamentação da ANNEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - e guiado pelos Procedimentos de Rede, onde estão definidas as atribuições e deveres das instituições do Setor Elétrico Brasileiro- SEB - no planejamento e na operação do SIN. O sistema é operado seguindo metas e diretrizes consolidadas nas etapas de planejamento. Tais diretrizes são formuladas à luz de critérios que garantem segurança, qualidade e continuidade do suprimento de energia elétrica. Um dos critérios utilizado é o N-1, o qual garante que o sistema “sobrevive” a contingências simples na rede de transmissão sem corte de carga. Esse critério pode se estender a N-2, N-3 etc. O critério N-2 é utilizado em alguns ramos de transmissão do SIN quando há motivos para aumento de segurança. Nesse trabalho, será analisado o impacto da adoção de critério N-1 em todo o SIN,ou adoção de critério N-2 em alguns dos ramos de transmissão da rede Básica, no planejamento da operação energética, com utilização dos modelos Newave e Decomp e do Cepel.
Materia: Engenharia Elétrica
Sistema Interligado Nacional
Planejamento da operação energética
Newave
Decomp
Cepel
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10005030.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.