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dc.contributor.advisorStephan, Richard Magdalena-
dc.contributor.authorMoraes, Tiago José dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-01T10:48:59Z-
dc.date.available2019-08-03T03:00:15Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/8995-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor Dahlanderpt_BR
dc.subjectMotor de indução;pt_BR
dc.titleLevantamento de curvas características de um motor de indução com enrolamento Dahanderpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Antônio Carlos-
dc.contributor.referee2Suemitsu, Walter Issamu-
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo levantar experimentalmente as curvas características de Torque x Velocidade e Corrente de Partida x Tempo de um motor do tipo Dahlander. Este motor de indução trifásico possui a qualidade que permite a comutação de polos de seu enrolamento numa razão de 1:2, modificando a suas ligações. Deste modo, permite um controle discreto de velocidade. Apresentam-se conceitos construtivos e de funcionamentos de motores de indução para posteriormente identificar quais propriedades permitem a operação do motor nas duas ligações, bem como a identificação dos diferentes tipos de motores Dahlander na indústria.Para a realização deste projeto foi necessária a concepção de uma bancada com os medidores de torque, velocidade e corrente, além de equipamentos que enviem as medidas a um computador onde os dados são tratados resultando nas curvas características. O computador está munido do software Lab View que se comunica com diferentes equipamentos de medidas e possui uma interface gráfica que permite a apresentaçãodas curvas características diretamente.Os resultados obtidos comprovam o que a teoriaexpõe.As curvas Torque x Velocidade levantadas correspondem às de um motor Dahlander de torque constante. As curvas de Corrente de Partida x Tempo confirmamas vantagens deste motor em aplicações industriais.Validaram-se os resultados a partir do levantamento analíticodas curvas de Torque x Velocidade a partir domodelo do motorde indução. Osparâmetrosdo motor foram calculados através dos ensaios de corrente contínua, a vazio e de rotor bloqueado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

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