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http://hdl.handle.net/11422/9006
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Moreira, Marcos Vicente de Brito | - |
dc.contributor.author | Souza, Danilo do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-01T10:54:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9006 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Controle de processos | pt_BR |
dc.subject | Células a combustível | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética | pt_BR |
dc.title | Proposta de controle para provisão de ar no catodo de um modelo de célula a combustível de membrana polimérica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Junior, Fernando Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2 | Dias, Robson Francisco da Silva | - |
dc.description.resumo | Com os atuais problemas da degradação ambiental que tem sido a tônica principal de diversas conferências mundiais sobre o meio ambiente, o desenvolvimento de fontes alternativas de energias que poluam menos a atmosfera vem ganhando notoriedade no cenário global. Nesse contexto, podemos citar as células a combustível como uma solução não-poluente e eficiente de energia. Uma Célula a Combustível é basicamente um dispositivo que converte a energia química de um combustível e de um oxidante em energia elétrica através de um processo que envolve essencialmente o sistema eletrodo/eletrólito. Entre os diversos tipos de células disponíveis, a célula de membrana trocadora de prótons,PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell)é a que se destaca devido à sua eficiência e sua vasta aplicação em dispositivos domésticos e automotivos, e também por operar a baixas temperaturas(60°C a 80°C). O estudo que será mostrado neste trabalho visa analisar a possibilidade de implementação de um controlador PI para regular a razão de oxigênio em excesso de uma célula a combustível de acordo com a demanda exigida pela carga. Tal estudo torna-se interessante porque o compressor que fornece ar ao catodo da célula a combustível poderá operar com uma potência variável, ou seja, a quantidade de ar que é injetada na célula variará de acordo com a carga, o que garante a possibilidade de uma melhoria na eficiência energética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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