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dc.contributor.advisorMoreira, Marcos Vicente de Brito-
dc.contributor.authorSouza, Danilo do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-08-01T10:54:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:28Z-
dc.date.issued2012-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9006-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle de processospt_BR
dc.subjectCélulas a combustívelpt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.titleProposta de controle para provisão de ar no catodo de um modelo de célula a combustível de membrana poliméricapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Junior, Fernando Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Dias, Robson Francisco da Silva-
dc.description.resumoCom os atuais problemas da degradação ambiental que tem sido a tônica principal de diversas conferências mundiais sobre o meio ambiente, o desenvolvimento de fontes alternativas de energias que poluam menos a atmosfera vem ganhando notoriedade no cenário global. Nesse contexto, podemos citar as células a combustível como uma solução não-poluente e eficiente de energia. Uma Célula a Combustível é basicamente um dispositivo que converte a energia química de um combustível e de um oxidante em energia elétrica através de um processo que envolve essencialmente o sistema eletrodo/eletrólito. Entre os diversos tipos de células disponíveis, a célula de membrana trocadora de prótons,PEMFC (Proton Exchange Membrane Fuel Cell)é a que se destaca devido à sua eficiência e sua vasta aplicação em dispositivos domésticos e automotivos, e também por operar a baixas temperaturas(60°C a 80°C). O estudo que será mostrado neste trabalho visa analisar a possibilidade de implementação de um controlador PI para regular a razão de oxigênio em excesso de uma célula a combustível de acordo com a demanda exigida pela carga. Tal estudo torna-se interessante porque o compressor que fornece ar ao catodo da célula a combustível poderá operar com uma potência variável, ou seja, a quantidade de ar que é injetada na célula variará de acordo com a carga, o que garante a possibilidade de uma melhoria na eficiência energética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

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