Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/905
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mídia e artes marciais: estudo de um suporte midiático específico para a representação das artes marciais
Autor(es)/Inventor(es): Bortolotti, Caio
Tutor: Sodré, Muniz
Resumen: Busca a compreensão das relações conceituais que envolvem as artes marciais, com o objetivo de se chegar ao projeto editorial de uma revista sobre o assunto. Como não existe nada similar no mercado editorial brasileiro, a idéia é explicitar todas as possíveis abordagens das artes marciais para o público leigo, através das implicações que as suas representações provocam no conceito de saúde, na educação, na cultura e na estética. Primeiro, faz-se necessária a distinção entre artes corporais e esportes: uma revista sobre artes marciais não é, de maneira alguma, uma revista sobre uma modalidade esportiva. O conceito holístico de saúde, que envolve o bem-estar físico, mental e espiritual, é o cerne do projeto, e desde ponto de vista, é o que faz da revista um serviço público. Na mesma linha segue a noção da utilização das artes marciais na educação, algo que pode ser aproveitado por pais e professores. Uma análise que envolve a relação do combate com a estética também é pertinente, uma vez que qualquer veículo de comunicação é um suporte midiático de uma estética e de uma forma de pensamento, e que as artes marciais são comumente representadas pela mídia através de combates. Em seguida, há uma análise do papel de Bruce Lee na popularização das artes marciais no ocidente através do cinema. Por fim, temos como resultado a descrição do projeto editorial, com todas as seções e linhas de abordagem.
Materia: Mídia
Artes marciais
Revista
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 21-nov-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BORTOLOTTI, Caio. Mídia e artes marciais: estudo de um suporte midiático específico para as artes marciais. 2005. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CBORTOLOTTI.pdf362.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.