Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Vitorvani-
dc.contributor.authorSilva, Danielli Meira Ribeiro da-
dc.date.accessioned2019-08-07T20:21:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:31Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Danielli Meira Ribeiro da. Desvendando a lei de Ohm: buscando respostas na História. 2009. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9106-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResistência elétricapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleDesvendando a lei de Ohm: buscando respostas na históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, resgatamos uma história esquecida, ou muitas vezes desconhecida por grande parte dos professores de física do Ensino Médio, a história da lei de Ohm. A nossa motivação surgiu quando refletimos sobre os métodos experimentais de ensino deste tema, onde propõe-se um circuito elétrico com resistores e pede-se aos alunos que façam medições de tensão e corrente, a fim de encontrarem uma relação entre essas grandezas e, assim, para sistemas ôhmicos deduzirem a famosa relação / = V l R. Outra observação que fizemos durante nossa reflexão, trata da forma como este tema é abordado em sala de aula, dado o grau de simplificação das equações, do fenômeno em si e das relações entre as grandezas envolvidas. Desta forma, verificamos que existe uma falta de preocupação com o contexto histórico inerente ao desenvolvimento deste tema, o que ajuda a transformar o conceito, de grande relevância, num amontoado de fórmulas que muitas vezes é visto pelos alunos como sem significado. Nesta perspectiva, nos perguntamos então, como teria sido o processo de construção desse conhecimento, desde a motivação experimental até a formulação da equação. Acreditamos que ao respondermos esta pergunta, teríamos então as ferramentas necessárias para conduzir nossas aulas. Proporcionaríamos aos alunos uma reflexão acerca desse processo de construção, levando em conta as motivações pessoais dos cientistas envolvidos, que certamente estiveram – como hoje também estamos – inseridos em um contexto econômico e político que contribuiu para a condução de seus trabalhos. Buscamos essa resposta na história biográfica de Georg Simon Ohm, e ainda nas de alguns cientistas seus contemporâneos, que participaram direta e indiretamente do processo de formulação desta “lei” que hoje leva seu nome. Está contemplada neste trabalho a descrição dos experimentos e observação da interação dos fenômenos térmicos, magnéticos e elétricos em alguns materiais condutores, realizados por Ohm. A partir dos resultados obtidos durante as experiências de Ohm, apresentamos os seus resultados junto a nossa análise gráfica buscando identificar as relações entre as grandezas propostas por Ohm.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMRSilva.pdf11.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.