Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFabião, Aline Couri-
dc.contributor.authorSilva, Diana Amorim dos Santos da-
dc.date.accessioned2019-08-12T15:03:35Z-
dc.date.available2019-08-14T03:00:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Diana Amorim dos Santos da. Ativa, feminina: intervenções urbanas como construção da memória coletiva da cidade. 2019. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9126-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectIntervenções urbanaspt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.titleAtiva, feminina: intervenções gráficas e lugares de memórias da cidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9702499349848505pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe uma investigação sobre a presença de mulheres na cena artística urbana, ou seja, propõe um debate sobre questões de identidade, atitudes sociais e ações subversivas. Portanto, partimos de um embasamento teórico sobre lugares, não lugares e memória coletiva, ideias que se complementam no meio urbano e permitem entender as intervenções como condicionantes de mudanças sócio espaciais. Diante desse encadeamento, o recorte escolhido é constituído pelas artistas do coletivo PPKREW, o projeto Mina Preciosa e a artista independente, Amora Lii. Por conseguinte, o objeto da pesquisa são as ações do “fazer arte” dessas mulheres, que utilizam técnicas como graffiti, stencils, pixo, lambe-lambes, entre outros, presentes no contexto da cidade do Rio de Janeiro. Para o entendimento dessas relações, a pesquisa tem por objetivo principal colocar em evidência os trabalhos, bem como compreender essas intervenções como ativações da memória coletiva. Assim, é possível entender a potência desses trabalhos como instrumentos de constituição do meio urbano. Esta monografia é resultado de um diálogo criado entre os escritos de autores fundamentais do campo da História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo e as vozes de mulheres artistas contemporâneas. Ressalta-se a importância de seus trabalhos e suas presenças nas cidades enquanto intervencionistas. Por fim, desencadeou apontamentos para futura continuidade, como aprofundamento sobre a questão da arte urbana como estratégia da atuação no espaço urbano e roteiros de visitas dos lugares com as intervenções das entrevistadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DASSilva.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.