Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fabião, Aline Couri | - |
dc.contributor.author | Silva, Diana Amorim dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T15:03:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Diana Amorim dos Santos da. Ativa, feminina: intervenções urbanas como construção da memória coletiva da cidade. 2019. 137 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9126 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres artistas | pt_BR |
dc.subject | Intervenção urbana | pt_BR |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.title | Ativa, feminina: intervenções gráficas e lugares de memórias da cidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9702499349848505 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a presença de mulheres na cena artística urbana, ou seja, propõe um debate sobre questões de identidade, atitudes sociais e ações subversivas. Portanto, partimos de um embasamento teórico sobre lugares, não lugares e memória coletiva, ideias que se complementam no meio urbano e permitem entender as intervenções como condicionantes de mudanças sócio espaciais. Diante desse encadeamento, o recorte escolhido é constituído pelas artistas do coletivo PPKREW, o projeto Mina Preciosa e a artista independente, Amora Lii. Por conseguinte, o objeto da pesquisa são as ações do “fazer arte” dessas mulheres, que utilizam técnicas como graffiti, stencils, pixo, lambe-lambes, entre outros, presentes no contexto da cidade do Rio de Janeiro. Para o entendimento dessas relações, a pesquisa tem por objetivo principal colocar em evidência os trabalhos, bem como compreender essas intervenções como ativações da memória coletiva. Assim, é possível entender a potência desses trabalhos como instrumentos de constituição do meio urbano. Esta monografia é resultado de um diálogo criado entre os escritos de autores fundamentais do campo da História da Arte, da Arquitetura e do Urbanismo e as vozes de mulheres artistas contemporâneas. Ressalta-se a importância de seus trabalhos e suas presenças nas cidades enquanto intervencionistas. Por fim, desencadeou apontamentos para futura continuidade, como aprofundamento sobre a questão da arte urbana como estratégia da atuação no espaço urbano e roteiros de visitas dos lugares com as intervenções das entrevistadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DASSilva.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.