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dc.contributor.advisorBodstein, Gustavo César Rachid-
dc.contributor.authorAmorim, Bruno Henrique Salvador-
dc.date.accessioned2019-08-14T12:02:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9136-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronaves planadoraspt_BR
dc.subjectAstir III Classe Standardpt_BR
dc.subjectMétodo da Colocaçãopt_BR
dc.titleEstudo de desempenho do planador Astir III Classe Standard pelo método da colocação a partir da teoria da linha de sustentação de Prandtlpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro-
dc.contributor.referee2Brum, Nísio de Carvalho Lobo-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste no estudo de desempenho de um planador usado em competições da classe standard chamado Astir. Para tal, os valores dos coeficientes adimensionais aerodinâmicos são calculados para a asa dessa aeronave, e um estudo de desempenho é feito a partir de uma formulação teórica. Além disso, os valores encontrados de melhor desempenho são comparados aos dados fornecidos pelo fabricante. O projeto tem como fundamento a teoria da linha de sustentação de Prandtl, utilizada para modelar a sustentação gerada na asa de aeronaves. A solução utilizada para essa teoria é o chamado “método da colocação”, que é a solução clássica.Para validar a solução apresentada, o método é comparado à uma solução alternativa apresentada em um artigo da Journal Aircraft.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

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