Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Joaquim Welley-
dc.contributor.authorMafort, Liliane-
dc.date.accessioned2016-10-20T07:26:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:18Z-
dc.date.issued2005-11-21-
dc.identifier.citationMAFORT, Liliane. Comunicação institucional e a construção do sentimento de pertencimento. 2005. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/913-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.titleComunicação institucional e a construção do sentimento de pertencimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1061016312083509pt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee2Welman, Daniel-
dc.description.resumoApresentar uma visão de entendimento quanto ao funcionamento da chamada “comunicação institucional”, no contexto de construção de um “sentimento de pertencimento” na conjuntura das atividades de inter-relacionamento de uma dada entidade com sua realidade interativa. Sob essa perspectiva se buscará verificar como isso ocorre enquanto fenômeno que envolve comunicadores-mensagens-meios receptores, seus instrumentos, ruídos e como ela contribui para que um funcionário que se encontre nesse contexto de inter-relações múltiplas "vista a camisa" da empresa e até mesmo tenha um resultado mais satisfatório quanto às suas competências funcionais. O trabalho visa entender o conceito de organização, a cultura organizacional, explanar como funcionam os instrumentos da comunicação interna e externa, as comunicações formais e informais, os fluxos, os níveis e os laços de comunicação para compreender os meios de transformar a transmissão da informação em diálogo. Finalmente, o trabalho procurará discutir que tipo de profissional está habilitado para trabalhar com este tipo de comunicação a partir dos avanços tecnológicos e da conseguinte velocidade de transmissão das informações nos dias atuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMafort.pdf367.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.