Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/920
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Fernando Antônio Mansur | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Xavier de | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-20T15:11:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2004-12-01 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciana Xavier de. O swing do samba: o samba-rock e outros ritmos na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileira. 2004. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/920 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo cultural | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | O swing do samba: o samba-rock, e outros ritmos, na construção da identidade negra contemporânea na mídia brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Trinta, Aluizio Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6972638053869536 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sovik, Liv Rebecca | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7709834262127600 | pt_BR |
dc.description.resumo | A história da criação do gênero musical, hoje conhecido como “samba-rock”, e sua evolução até os dias atuais, seus principais artistas representantes, e suas influências nas transformações sociais e nos movimentos de afirmação da identidade negra no Brasil. Este é o tema principal da monografia apresentada, tendo a mídia como ponto de partida. Como o jornalismo cultural, e, em especial, a crítica musical, encarou estas novas expressões musicais, baseadas em um processo de hibridização da música popular brasileira, influenciada diretamente pela cultura negra norte-americana? Este trabalho tenta interpretar também o ressurgimento no cenário do mercado musical brasileiro do samba-rock, que, mais do que um gênero musical, é um símbolo das possibilidades de construção e afirmação da identidade negra contemporânea, diante do processo global de emergência de novas subjetividades na pós-modernidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOliveira.PDF | 536.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.