Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorColaço, Marcelo José-
dc.contributor.authorChaves, Rafael Teixeira-
dc.date.accessioned2019-09-04T12:27:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:34Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9319-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMisturas de combustíveispt_BR
dc.subjectOctanagempt_BR
dc.subjectConsumo de combustívelpt_BR
dc.subjectEmissão de poluentespt_BR
dc.titleEstudo do uso de misturas de etanol hidratado e gasolinas automotivas em um motor ASTM-CFRpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pinto, Nauberto Rodrigues-
dc.contributor.referee1Leiroz, Albino José Kalab-
dc.contributor.referee2Orlande, Helcio Rangel Barreto-
dc.description.resumoNeste trabalho é analisado o impacto da adição de etanol hidratado em diferentes proporções nas gasolinas Comum e Premium, ambas do tipo C, em um motor padrão ASTM CFR-F2 utilizado para determinar a octanagem de combustíveis. Foram utilizadas as gasolinas comerciais Comum e Premium, sem adição de etanol hidratado e com proporções de 20%, 30% e 40% de etanol hidratado em volume. As misturas de combustíveis foram efetuadas com o auxílio de um misturador de fluidos Biomatic. Testes experimentais foram realizados para se determinar a octanagem MON, consumo e emissão de poluentes dos combustíveis puros e das misturas. Os consumos dos combustíveis foram avaliados variando-se a razão de compressão para cada combustível utilizadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10005926.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.