Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9350
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A proteção internacional dos refugiados e seu impacto no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Luiza Helena Delgado de
Orientador: Batista, Vanessa Oliveira
Resumo: Analisa-se a proteção dos refugiados na sociedade internacional e no Brasil. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se à análise dos aspectos conceituais, diferenciando os institutos do refúgio e do asilo, expondo os direitos e deveres dos refugiados e conceituando os refugiados em massa e ambientais, as pessoas deslocadas e os apátridas. Na segunda parte é estudada a proteção internacional dos refugiados a partir de uma análise histórica dos principais documentos internacionais de proteção aos refugiados, notadamente a Convenção sobre o Estatuto dos Refugiados de 1951, da Organização das Nações Unidas, e o Protocolo de 1967; a atuação do alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), órgão mais importante na proteção internacional dos refugiados; bem como a proteção dos refugiados na América Latina. A terceira parte dedica-se à proteção dos refugiados no Direito Brasileiro, traçando seu histórico, analisando os fundamentos constitucionais e legais dessa proteção, com destaque para a Lei 9.474/97, e o processo de concessão de refúgio no Brasil. Na quarta parte expõe-se a situação atual da proteção interna dos refugiados, analisando-se as medidas protetivas existentes, em sua maioria resultantes da parceria entre o ACNUR, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), e as entidades da sociedade civil que prestam assistência aos refugiados, e apresentam-se possíveis soluções para tornar essa proteção mais efetiva.
Palavras-chave: Refugiados
Proteção Internacional
Direito Brasileiro
Medidas Protetivas
Refugees
International Protection
Brazilian Law
Protective Measures
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Luiza Helena Delgado de. A proteção internacional dos refugiados e seu impacto no ordenamento jurídico brasileiro. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHDSouza.pdf677 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.