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dc.contributor.advisorFerreira, Antônio Carlos-
dc.contributor.authorOliveira, Roberto André Henrique de-
dc.date.accessioned2019-09-05T18:17:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:35Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9370-
dc.description.abstractThis thesis presents the design of a linear motor suitable for the traction of superconducting magnetic levitation (SML) vehicles for urban transport. It is proposed a three-phase linear induction motor with short primary and long secondary layers type. This topology is confronted with others. Studies carried out with Finite Element Methods allowed the development and design of linear motors of different speed ranges. An innovative test bench of reduced dimensions and costs are developed. This one is capable of making feasible the investigation of the behavior of linear induction motors and allows measuring normal and traction forces of a determined motor topology. In addition, it allows obtaining the electrical quantities of interest. The results obtained with the experimental tests are presented and analysed. This study indicates a promising horizon since the initial objective of reducing the impact of the traction system on the levitation system of this type of vehicles was achieved. The system of measurements presented in this work will also allow the evaluation of the interaction between the traction motor and the levitation system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectMotor de indução linearpt_BR
dc.subjectProjeto de máquinaspt_BR
dc.titleEstudo teórico e experimental de um sistema de tração utilizando motor de indução linear para veículos de levitação magnética supercondutorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7694812408439106pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Stephan, Richard Magdalena-
dc.contributor.referee1Flores Filho, Ály Ferreira-
dc.contributor.referee2Runcos, Fredemar-
dc.contributor.referee3Chabu, Ivan Eduardo-
dc.contributor.referee4Suemitsu, Walter Issamu-
dc.description.resumoEsta tese apresenta o projeto de um motor linear adequado para a tração de veículos de levitação magnética supercondutora (SML) para transporte urbano. Propõe-se um motor linear de indução trifásico de primário curto e secundário longo tipo camadas. Esta topologia é confrontada com outras. Os estudos realizados, com o auxílio do Método de Elementos Finitos, contribuem com o desenvolvimento e projeto de motores lineares de diferentes faixas de velocidade. A construção de uma bancada de testes inovadora, de dimensões e custos reduzidos, capaz de viabilizar a investigação do comportamento de motores de indução lineares, permite medir a força normal e de tração em toda faixa de operação de uma determinada topologia de motor. A bancada de testes também possibilita a obtenção das grandezas elétricas de interesse no motor estudado. Os resultados obtidos com os testes experimentais são apresentados e analisados. Eles apontam para um horizonte promissor devido à redução do impacto do sistema de tração na levitação dos veículos tipo SML. O sistema de testes apresentado também permite a avaliação da interação entre o motor de tração e o sistema de levitação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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