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dc.contributor.advisorCosta, Luís Henrique Maciel Kosmaslki-
dc.contributor.authorDias, Daniel de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-09T13:51:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:22Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9396-
dc.description.abstractSmart cities will improve the quality of life of their citizens with the help of information and communication technologies. Among other tasks, it involves environmental monitoring and information analysis to determine appropriate actions. The accomplishment of these tasks depends on a reliable, ubiquitous communication infrastructure, such as a cellular network. Nevertheless, the cellular network may not be sufficient to handle peak loads and may fail to provide services when the city needs it most. A promising solution, object of this study, is to rely on alternative communication channels to alleviate the cellular infrastructure. This thesis investigates the transmission of data using vehicular networks as a data offloading channel. More specifically, it is analyzed a vehicular network of public transport vehicles, composed by buses and taxis, which circulate at the city throughout the day. Relying on the ubiquitous presence of buses and taxis to help gather and move data sounds promising, nevertheless we must make sure that they can collectively provide the necessary dynamics and capacity to satisfy the transmissions requirements. It is analyzed the dynamics and capacity of the vehicular network by considering different wireless technologies currently available. Given the scale of the network and the huge number of interactions between vehicles, we first reduce the complexity of the system by adopting a grid topology and grouping in clusters nearby nodes using the STING algorithm. Our analyses reveal aspects like vehicles having different patterns of movements. Also, buses have a lower mean time than taxis to reach the next transfer point. Finally, the results show that significant amounts of data can be offloaded onto the vehicular network in the city of Rio de Janeiro, reaching 500 TB dailypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectRedes veicularespt_BR
dc.subjectDados de GPS dos ônibus da cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.titleAnálise da capacidade de descarregamento de dados usando o sistema de transporte público de uma metrópolept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679189340782572pt_BR
dc.contributor.referee1Rubinstein, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee2Fonseca, Mauro Sergio Pereira-
dc.contributor.referee3Campista, Miguel Elias Mitre-
dc.description.resumoCidades inteligentes melhorarão a qualidade de vida de seus cidadãos com a ajuda das tecnologias da informação e da comunicação. Entre outras tarefas, é necessário o monitoramento ambiental e a análise das informações para determinar ações apropriadas. A realização dessas tarefas depende de infraestrutura de comunicação confiável e ubíqua, como uma rede celular. No entanto, a rede celular pode não ser capaz de lidar com as necessidades de pico, deixando de prestar serviços quando a cidade mais precisa. Uma solução promissora, objeto deste estudo, é utilizar canais de comunicação alternativos para aliviar a infraestrutura da rede celular. Nesta tese investiga-se a transmissão de dados usando redes veiculares como um canal de descarregamento de dados. Mais especificamente, é analisada uma rede veicular formada por veículos de transporte público, ônibus e táxis, que circulam pela cidade ao longo de todo o dia. Utilizar a onipresença de ônibus e táxis para ajudar a reunir e mover dados, parece promissor; entretanto, deve-se garantir que eles possam fornecer coletivamente a dinâmica e a capacidade necessárias para satisfazer os requisitos de transmissão. Analisa-se também a dinâmica e a capacidade da rede veicular considerando diferentes tecnologias sem-fio atualmente disponíveis. Dada a escala da rede e o grande número de interações entre veículos, inicialmente foi necessário reduzir a complexidade do sistema adotando uma topologia de grade e agrupando em clusters veículos próximos usando o algoritmo STING. As análises revelam aspectos interessantes, como o fato dos veículos apresentarem diferentes padrões de movimentos. Além disso, ônibus possuem um tempo médio inferior ao dos táxis para alcançar o próximo ponto de transferência. Finalmente, os resultados mostram que quantidades significativas de dados podem ser transportadas na cidade do Rio de Janeiro, da ordem de 500 TB por dia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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