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dc.contributor.advisorRolim, Luís Guilherme Barbosa-
dc.contributor.authorRubio, Guilherme Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-09-09T14:02:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:22Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9397-
dc.description.abstractSome systems like blood pumps and equipment positioned in space stations or high towers require electrical machines with highly reliable operation and extended durability. Mechanical contact between rotating and static parts are a major cause of failure in electrical machines. To eliminate mechanical contact completely, magnetic bearings rose as an alternative to the usual mechanical ones. Through use of permanent magnets and electromagnets, it became possible to levitate the rotating parts, addressing the wearing and durability problems, at the expense of an increase in complexity of operation. In this kind of machine, miniaturization becomes more challenging. Position control structures are included and highly stable positioning is required. Each fraction of millimeter can lead the rotor shaft to contact with the stator. By adapting the mechanical structure and electromagnetic parameters of a bearingless motor, it was possible to optimize flux density distribution and increase torque in a miniaturized permanent magnet synchronous motor, while keeping position stability high. This dissertation presents the method employed and the intermediate steps taken towards the final version, as well the finite element analysis results.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectAnálise por elementos finitospt_BR
dc.subjectLevitação magnéticapt_BR
dc.titleDesign and performance analysis of a single-drive axially-controlled miniaturized bearingless motorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1495353653022464pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Chiba, Akira-
dc.contributor.referee1Watanabe, Edson Hirokazu-
dc.contributor.referee2Dias, Daniel Henrique Nogueira-
dc.description.resumoSistemas como bombas de sangue e equipamentos situados em estações espaciais ou grandes torres requerem máquinas elétricas com operação confiável e altamente duráveis. Contato mecânico entre partes estáticas e rotativas é uma das principais causas de falhas em máquinas elétricas. A fim de eliminar completamente o contato mecânico, mancais magnéticos se tornaram uma alternativa aos tradicionais mancais mecânicos. Através do uso de ímãs permanentes e eletroímãs, tornou-se possível levitar as partes rotativas do motor, resolvendo o problema do desgaste e elevando a durabilidade, ao custo de aumentar a complexidade operacional do sistema. Neste tipo de máquina, a miniaturização se torna mais desafiadora. Estruturas para controle de posição são incluídas e um posicionamento altamente preciso é necessário. Cada fração de milímetro pode levar o rotor a tocar o estator. Adaptando a estrutura mecânica e os parâmetros eletromagnéticos de um motor com mancal magnético integrado, foi possível otimizar a distribuição de densidade de fluxo e aumentar o torque de um motor síncrono de ímãs permanentes miniaturizado, com posição altamente estável. Esta dissertação mostra o método empregado e os passos para atingir a versão final do modelo, bem como os resultados de análise por elementos finitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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