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dc.contributor.advisorSilva Neto, Severino Fonseca da-
dc.contributor.authorIglesias, Rodrigo Almeida-
dc.date.accessioned2019-09-13T15:17:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:23Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9503-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectRessonânciapt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectPetroleirospt_BR
dc.titleAnálise de fórmulas simplificadas para cálculo de massa adicional baseadas em medições de vibração em petroleirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Alho, Alexandre Teixeira de Pinho-
dc.contributor.referee2Troyman, Antonio Carlos R.-
dc.description.resumoEste trabalho mostra um procedimento numérico-experimental usado para determinar a massa adicional de navios. Um modelo de elementos finitos do casco do navio é construído de acordo com a distribuição de peso e os calados por todo o seu comprimento durante a medição da vibração. A taxa de boca/calado para cada seção do casco é considerada como uma variável independente de uma função quadrática que representa a distribuição da massa adicional, onde coeficientes são determinados de modo a minimizar a soma das diferenças ao quadrado entre as frequências naturais obtidas numericamente em relação a aqueles obtidos na medição correspondente em escala real. Os coeficientes de massa adicional, obtidos a partir dos dados experimentais de um primeiro navio, são utilizados para prever numericamente as frequências naturais de um segundo navio do mesmo tipo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::PROJETO DE NAVIOS E DE SISTEMAS OCEANICOS::PROJETOS DE NAVIOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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