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http://hdl.handle.net/11422/9557
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Marco Filho, Flávio de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Antonio Victor Miragaia | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T10:37:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2013-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9557 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Transmissão | pt_BR |
dc.subject | Variador de Velocidade | pt_BR |
dc.subject | Baja SAE | pt_BR |
dc.subject | Desenho Técnico | pt_BR |
dc.title | Projeto de um variador de velocidades escalonado sequencial de quatro marchas para aplicação no projeto Baja SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Araujo, Anna Carla Monteiro de | - |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Fernando Augusto Noronha Castro | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe o projeto de um variador como uma alternativa ao atual sistema de transmissão do protótipo da equipe Minerva Baja da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente utiliza-se um combinação de um variador contínuo (CVT) seguido de duas reduções fixas por corrente, o que por sua vez tem trazido algumas complicações à equipe no que diz respeito à correta modelagem dinâmica do comportamento do CVT e problemas inerentes aos projetos que utilizam correntes, como por exemplo alinhamento, espaço disponível reduzido, baixa confiabilidade, etc. O variador proposto será do tipo escalonado e terá quatro velocidades, ou marchas, sendo três à frente e uma à ré. Ele será operado de forma sequencial, como na maioria dos veículos de competição. O dimensionamento das engrenagens seguirá as fórmulas propostas pela ANSI/AGMA 2001-D04 e o dos eixos seguirá um dos quatro critérios de energia de distorção (Soderberg) pois este é relativamente mais rigoroso. Após o dimensionamento será apresentado o projeto em si, contendo o desenho técnico de todas as peças que deverão ser fabricadas bem como a especificação dos itens comerciais, como rolamentos, parafusos, anéis de retenção, etc. Por fim será feita uma conclusão de custo/benefício do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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