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dc.contributor.advisorMotta, Laura Maria Goretti-
dc.contributor.authorHenrique, Yuri Flôr-
dc.date.accessioned2019-09-16T10:41:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:24Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9564-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectgerência de pavimentos aeroportuáriospt_BR
dc.subjectavaliação de pavimentospt_BR
dc.subjectPavement Condition Index (PCI)pt_BR
dc.subjectmodelos de previsão de desempenhopt_BR
dc.subjectpolíticas de manutenção e restauraçãopt_BR
dc.titleMétodo de avaliação de pavimentos aeroportuários aplicação a um aeródromo militarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Aragão, Francisco Thiago Sacramento-
dc.contributor.referee2Fritzen, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee3Lopes, Felipe Santana-
dc.description.resumoA necessidade de ter métodos de avaliação de pavimentos surge à medida que se deseja saber a condição do pavimento em um determinado instante para poder concluir se este tem vida útil restante ou precisa de alguma intervenção. Para isso são avaliados no mesmo trecho, de tempos em tempos, os aspectos estruturais e funcionais. Com os dados dessas avaliações alimentando um modelo de previsão de desempenho, previamente calibrado para o pavimento, fica possível traçar, ao longo do tempo, uma curva de desempenho que permite a estimativa de um valor de serventia futuro. Com essa estimativa, pode-se programar intervenções de manutenção e restauração de forma a otimizar os recursos disponíveis mantendo os níveis de serventia do pavimento superiores ao mínimo aceitável, além de garantir a vida útil. Neste trabalho, como aplicação destes conceitos, faz-se a análise da condição superficial do pavimento de um aeródromo militar pelos aspectos funcionais. A avaliação foi feita conforme o método PCI (Pavement Condition Index) pelo qual, após inspeção visual, é feita uma divisão do trecho em seções e são atribuídas pontuações de acordo com o tipo de severidade e densidade dos defeitos apresentados. Conclui-se estimando algumas curvas de desempenho aproveitando-se o banco de dados de outras avaliações já realizadas nos mesmos segmentos deste aeródromo, elaborando, em nível de rede, políticas de manutenção e restauração e um ranking de priorização dos projetos de M&R recomendados para as seções de pavimento do aeródromo deste estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

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