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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da sensibilidade à fadiga de uma junta tubular soldada
Autor(es)/Inventor(es): Sampaio, Thais Cunha
Orientador: Batista, Eduardo de Miranda
Resumo: Juntas de dilatação podem causar problemas consideráveis e manutenção freqüente ao longo da vida útil de uma ponte de concreto. Uma solução para esses problemas é a eliminação das juntas de dilatação e dos apoios simples nas extremidades das longarinas, resultando nas chamadas Pontes Integrais. Nestas pontes o tabuleiro é construído de forma contínua e integrado aos encontros, formando uma estrutura rígida em pórtico, suportada por uma única fileira de estacas na região dos encontros. Devido às vantagens econômicas, funcionais e aumento da durabilidade, atualmente e em diversas partes do mundo, pontes integrais têm sido consideradas como alternativa a pontes tradicionais. Por serem estruturas contínuas, estas pontes sofrem alongamento e contração significativos devidos às variações de temperatura ao longo de sua vida útil, induzindo grandes deslocamentos horizontais ao sistema formado pelo aterro de aproximação, os encontros e também pelas estacas que suportam o conjunto. Estas ações cíclicas podem ocasionar ruptura por fadiga das estacas de aço. Este trabalho descreve as características das pontes integrais e analisa um modelo numérico deste sistema estrutural sujeito a variações de temperatura considerando a interação soloestrutura e a ruptura por fadiga das estacas. Com os resultados das análises pode-se, para uma dada variação de temperatura, estabelecer o máximo comprimento da ponte.
Palavras-chave: Análise estrutural
Fadiga
Projeto de plataformas offshore
Modelos computacionais de estrutura
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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