Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/9671
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O uso do Direito Penal como forma de controle social
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Farley dos Reis
Orientador: Falbo, Ricardo Nery
Resumo: O trabalho que segue tem como principal pretensão o esclarecimento acerca o uso do direito penal como forma preponderante de controle social, analisando todos os elementos e circunstâncias essenciais a formação deste cenário. Trata-se de um tema polêmico em diversos aspectos e de extrema relevância em todos, pois ultrapassa o universo jurídico emergindo na realidade social. O prejuízo para o sistema social encontra-se justamente na escolha daqueles sobre os quais a norma penal terá maior incidência e impacto. Neste sentido, se faz mister demonstrar que segmento da sociedade é este e ainda, a forma como eles foram conduzidos a tal situação. Além disso, objetiva-se apontar o caráter seletivo do Direito Penal e, demonstrar de que forma o pensamento reducionista na legislação penal deve preponderar sobre aqueles que adotam argumentos favoráveis ao recrudescimento desta, o que compreenderia em um maior número de leis, penas, e consequentemente um aumento na população carcerária brasileira. O resultado disto é apenas o crescimento da violência e a consolidação de um sistema montado para comprovar sua eficácia não por melhorias sociais, mas por cada demonstração de terror praticada em prol de uma falsa sensação de controle das camadas marginalizadas.
Palavras-chave: Direito Penal
Controle Social
Direitos Humanos
Derecho Penal
Controle Social
Derechos Humanos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Farley dos Reis. O uso do Direito Penal como forma de controle social. 2008. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRSantos.pdf402.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.