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http://hdl.handle.net/11422/9679
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ehrlich, Maurício | - |
dc.contributor.author | Costa, Douglas Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T16:48:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9679 | - |
dc.description.abstract | It presents a case of geological environment whose predisposing agents favor in a significant way the movements of the slope. It is a colluvial mass with the opposite side of the slope working as a basin of rainfall accumulation. The water preferably seeps into cracks in the rocks, that dip into the direction of the colluvium base. In addition to the unfavourable geological and hydrological aspects to the stability of the slope, in mid1976, there was an excavation in the area to implement a highway. Since then, there have been significant creep movements in the area with controlled seasonality by changes in the water table. The slope behavior has been monitored since the end of 2011. The instrumentation consists of surface measuring marks, inclinometers, pluviographs, water level meters, Casagrande piezometers and electrical piezometers, as well as the monitoring of deep horizontal drains (DHDs). Geotechnical profiles have been defined based on the results from rotary drilling and topographic and geophysical survey. The soil parameters were determined by tests made in undisturbed soil samples and verified by back analysis. Correlation studies between instrumentation data showed that there is a strong relationship between rainfall, variations in water table level, DHD’s discharge and slope movement. Stability analyzes indicated that the colluvial mass Safety Factor can reach acceptable values with the lowering of the water table level, interrupting the movement. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Colúvio | pt_BR |
dc.subject | Instrumentação | pt_BR |
dc.title | Comportamento de uma massa coluvial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4021073187631788 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lacerda, Willy Alvarenga | - |
dc.contributor.referee2 | Becker, Leonardo de Bona | - |
dc.contributor.referee3 | Avelar, André de Souza | - |
dc.description.resumo | Apresenta-se um caso de ambiente geológico cujos agentes predisponentes favorecem de forma significativa as movimentações da encosta. Trata-se de uma massa coluvial com contraencosta funcionando como uma bacia de acumulação de precipitações, onde a água se infiltra preferencialmente nas fraturas das rochas, que mergulham em direção ao colúvio. Além dos aspectos geológicos e hidrológicos desfavoráveis à estabilidade da encosta, em meados de 1976, houve a escavação da mesma para implantação de uma rodovia. Desde então, observam-se movimentações significativas no local, do tipo rastejo, com sazonalidade controlada pela variação do nível d’água. O comportamento da encosta tem sido monitorado desde o final de 2011. A instrumentação consiste em pinos de controle topográfico, inclinômetros, pluviógrafos, medidores de nível d’água e piezômetros elétricos e de Casagrande, além da monitoração de drenos sub-horizontais profundos (DHP’s). Perfis geotécnicos foram definidos com base nos resultados de sondagens rotativas e levantamentos topográfico e geofísico. Os parâmetros do solo foram determinados por ensaios de cisalhamento direto realizados em amostras indeformadas retiradas no local e verificados através de retroanálises. Estudos de correlação entre os dados da instrumentação mostraram que existe forte relação entre pluviometria, variações do nível de água subterrânea, vazão dos DHPs e movimentação da encosta. Análises de estabilidade indicaram que o Fator de Segurança da massa coluvial pode chegar a valores aceitáveis com o rebaixamento do nível d’água subterrâneo, interrompendo a movimentação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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