Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Augusto Cláudio Paiva e-
dc.contributor.authorBelladonna, Crislaine Scotelaro-
dc.date.accessioned2019-09-19T17:24:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:19Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9686-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectestacaspt_BR
dc.subjectdimensionamentopt_BR
dc.subjectvigaspt_BR
dc.titleAnálise estrutural e dimensionamento do estaqueamento de um píer com múltiplas funçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Eboli, Claudia Ribeiro-
dc.contributor.referee1Reis, Francisco José Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva a análise e dimensionamento estrutural e geotécnico de um píer com múltiplas funções. Para que isto fosse possível, primeiramente, foi apresentado o porto o qual este píer ajuda a compor, dando uma visão global do projeto e detalhando suas influências em um cenário geral da economia do país, além de descrever o funcionamento do porto e a importância do Píer em questão. Pôde-se então, descrever a estrutura, definindo materiais, elementos da superestrutura e infraestrutura, detalhando também o estaqueamento, mostrando os motivos e a importância pelos quais o arranjo foi definido da maneira apresentada. Para o cálculo dos esforços solicitantes na fase de utilização do porto, foi necessário descrever as ações atuantes, entre elas, cargas permanentes, móveis, acidentais e ambientais, definindo também as combinações utilizadas no modelo, para o dimensionamento geotécnico e para o estrutural. Da mesma maneira, foram apresentados os fatores relevantes para o dimensionamento do estaqueamento durante a fase de construção do Píer, mostrando a seqüência executiva e as ações dimensionantes. Além de definir as combinações criadas para os distintos critérios de comparação de resistência nesta fase. Tendo todo o projeto, estrutura, carregamentos e combinações apresentados, foram expostos os resultados obtidos nos modelos, possibilitando o dimensionamento geotécnico do estaqueamento, através do método de Aoki-Velloso, para estacas metálicas preenchidas de concreto e pré-moldadas de concreto, mostrando os resultados da fase construtiva e da fase final do píer. Foi apresentado também, o dimensionamento estrutural dos dois tipos de estacas, através de gráficos de normal versus momento, utilizando os resultados obtidos nos modelos da fase final e da fase construtiva. Ao fim do trabalho, pôde-se concluir que os dimensionamentos foram satisfatórios, discorrendo sobre os resultados e comentando a relevância de cada cálculo efetuado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10007018.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.