Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeher, Elizabeth Menezes Teixeira-
dc.contributor.authorPereira, Elizabeth Carneiro de Almeida-
dc.date.accessioned2016-10-27T15:46:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:21Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/971-
dc.description.abstractThere were great transformations in the society since the 20th century, with the technological and scientific increasing. Nowadays all society suffers the influence of technology. From the development of computer and the aquiring of Internet, several changes took place in different sections of society. The union of Informatics and Telecommunication grew up the Information and Communication Technology (ICT). Since the increasing of ICT the concept of communication and people interaction have changed. The distances were shortened and the information run in a very fast way. Consequently, school had also to accompany the increasing technology innovation and then the suggestion for changing in school began to increase. The use of the ICT in pedagogical practices is the priority in the present days. Virtual environments have been already used by several Universities in extension courses, graduate or postgraduate education. So, this work has the objective to evaluate the use of a Learning Management System as a support for the present teaching with a secondary class for teacher formation from a public school in Rio de Janeiro. This theme was structured from the experience of the author in the use of the Learning Management System Moodle in her pedagogical activities. For the development of this search some observations during the present activities with the platform were done. Besides this it was used a questionary where the students were asked about the use of Internet and the difficulties in accessing the platform and doing the proposed activities. After the analysis of the results, it was concluded that the use a Learning Management System in school is not only possible but also very promising, as with its use we show the young people the possibility of going on a formation through the n.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectInternet in educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUtilização da plataforma MOODLE no desenvolvimento de atividades pedagógicas em disciplina do ensino presencial Normal Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9566457444383116pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399927016315129pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Márcia Bastos de-
dc.contributor.referee2Baptista, Lúcia Maria Dupret Vassallo do Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123924802310769pt_BR
dc.description.resumoForam grandes as transformações pelas quais a sociedade passou, desde o século XX, com os avanços científicos e tecnológicos. Atualmente toda a sociedade sofre influência da tecnologia. A partir do desenvolvimento do computador e o advento da internet, ocorreram mudanças em diversos segmentos da sociedade A união dos recursos da informática e das telecomunicações originou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A partir das TIC, o conceito de comunicação e interação se modificaram. As distâncias foram encurtadas e a informação passou a ser veiculada com enorme rapidez. Sendo assim, a escola também precisou acompanhar a crescente inovação tecnológica e partir daí começaram a ser propostas mudanças no âmbito educacional. A utilização das TIC na prática pedagógica é atualmente uma prioridade. Ambientes virtuais de aprendizagem já vêm sendo utilizados por várias Universidades em cursos de extensão, graduação ou pós-graduação à distância. Dessa forma, o trabalho aqui proposto tem como objetivo avaliar a utilização de uma Plataforma de Educação a Distância como apoio ao ensino presencial em uma turma de Ensino Normal Médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. Esse tema foi estruturado a partir da experiência de utilização da Plataforma de Educação a Distância Moodle, pela autora desse trabalho, em suas atividades pedagógicas. Para a realização dessa pesquisa foram feitas observações durante a realização das atividades presenciais com uso da plataforma e foi realizado um questionário contendo perguntas relativas ao uso de internet, dificuldades de acesso à plataforma e de desenvolvimento das atividades propostas. Após análise dos resultados, concluiu-se que a utilização de uma Plataforma de EAD na escola como apoio ao ensino presencial é não apenas possível, como também bastante promissor, pois com ela, é apresentada ao jovem a possibilidade de uma formação continuada através da rede cada vez mais usada por eles – a Internetpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Mídias na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
778140.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.