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http://hdl.handle.net/11422/9728
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Antônio Carlos | - |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Pulier da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T19:11:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:20Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9728 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Máquinas Elétricas | pt_BR |
dc.subject | Fundamentos de máquinas elétricas | pt_BR |
dc.subject | Enrolamento Dahlander | pt_BR |
dc.title | Análise de curto circuito interno em um motor de indução | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Antônio Carlos Siqueira de | - |
dc.contributor.referee2 | Dias, Robson Francisco da Silva | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo de um motor de indução trifásico em condições normais de funcionamento, em curto-circuito do tipo fase-fase e em curto-circuito do tipo fase-neutro. Em todas as simulações foi utilizado um motor de indução trifásico, com dois enrolamentos por fase e rotor do tipo gaiola de esquilo. O motor utilizado neste estudo foi modelado através do método de análise harmônica de distribuição de condutores baseado no desenvolvimento da série de Fourier , o qual permite representar a distribuição dos condutores ao longo do estator e do rotor do motor. Este método foi utilizado também para o cálculo das impedâncias mútuas e próprias do estator e do rotor. Após a realização da modelagem matemática do motor de indução proposto neste trabalho, foi observado o comportamento do mesmo em condições normais de funcionamento. Em seguida, foi simulada a aplicação de um curto-circuito do tipo fasefase entre os enrolamentos 1 e 2 das fases A e B. A etapa seguinte foi simular a aplicação de um curto-circuito do tipo fase-neutro entre os enrolamentos 1 e 2 entre a fase A e o neutro. Em todas as etapas foram obtidos os dados de conjugado e correntes de fase e de sequência do motor. Como principal desdobramento deste trabalho, houve o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de auxiliar em estudos de curtos-circuitos internos no estator, 6 assim como em estudos de detecção de falta e ajustes de proteção em motores de indução trifásicos com rotor do tipo gaiola de esquilo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Elétrica |
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