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dc.contributor.advisorNova, João Luiz Leocádio da-
dc.contributor.authorMiranda, Rosângela Tereza Cabral-
dc.date.accessioned2016-10-27T16:33:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:21Z-
dc.date.issued2011-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/975-
dc.description.abstractThe present study intended to investigate the use of the computer room as an environment for interaction between the subject/ technology / subject so that through this interaction the student led by a Professor urged to investigate, reflect and discuss the concepts that have worked or will work in classroom. In this context, the computer room becomes an extension of the classroom to reinforce the knowledge acquired, in a playful practical and efficient manner, using the computer as a learning tool. The subjects were teachers and students of the 2nd segment CE Primary School Aurelino Leal. The instruments used were questionnaires containing closed and open questions and observations of certain classes of Geography and Project Set. The data collected were analyzed in light of the theoretical framework of some scholars in the field of new technologies and areas of learning: Vygotsky. It was noted, with the survey data, the computer is used by a few educators in their teaching and therefore the computer room. Although these results are not satisfactory, it is clear that educators are aware that show the computer and the computer room can contribute to improve learning.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectComputersen
dc.subjectStudy and teachingen
dc.titleA sala de informática: um ambiente de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe computer room: learning environmenten
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2112113078141846pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Adriany Ferreira de-
dc.contributor.referee2Leher, Elizabeth Menezes Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566457444383116pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende refletir sobre a utilização da Sala de Informática como um ambiente de interatividade entre os sujeitos/tecnologia/conteúdo para que através desta interação o aluno conduzido pelo professor seja instigado a investigar, refletir e debater sobre os conceitos que já trabalhou ou que vai trabalhar em sala de aula. Neste processo, a Sala de Informática se torna uma extensão da sala de aula ao reforçar o conhecimento adquirido nesta, de maneira lúdica, prática e eficiente usando como ferramenta de aprendizagem, o computador. Os sujeitos da pesquisa foram professores e alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental do CE Aurelino Leal. Os instrumentos utilizados foram questionários contendo questões fechadas e abertas e observações de algumas aulas de Geografia e Projeto Definido. Os dados coletados foram analisados à luz do referencial teórico de alguns estudiosos da área das novas tecnologias e da área da aprendizagem: Vigotsky. Constatou-se, com os dados da pesquisa, que o computador é usado por poucos educadores em suas práticas pedagógicas e, consequentemente, a Sala de Informática. Apesar de tais resultados não serem satisfatórios, percebe-se que os docentes se mostram conscientes de que o computador e a Sala de Informática podem contribuir na melhoraria da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto NUTES de Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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