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http://hdl.handle.net/11422/9801
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Márcio de Souza Soares de | - |
dc.contributor.author | Pessin, Juliana | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T13:47:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9801 | - |
dc.description.abstract | The pipe-soil interaction has a number of uncertainties which stimulate studies and realistic results aiming for economy, safety and good performance of the pipelines. This study addresses cyclic pipe-soil interaction in the axial and lateral directions, through centrifuge modeling. In order to give more realism to the interaction phenomenon, a controlled loading system was specially designed to simulate different pipe weights during the cyclic movement. The seabed was simplified by an artificial clayey soil made of kaolin, which showed good agreement with values obtained in situ. The pipeline models were designed to reproduce prototypes of 0.5 m in diameter, and the force and displacement registers were performed by means of adequate instrumentation. A total of 12 axial interaction tests and 4 lateral interaction tests were performed. The results presented in this work intend to contribute to advance the understanding of the pipe-soil interaction phenomenon. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Interação solo-duto | pt_BR |
dc.subject | Modelagem centrífuga | pt_BR |
dc.title | Movimentação axial e lateral de dutos com controle de força vertical | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1267847158498132 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Albuquerque Júnior, Fernando Saboya | - |
dc.contributor.referee1 | Tsuha, Cristina de Hollanda Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, José Renato Moreira da Silva de | - |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Maria Cascão Ferreira de | - |
dc.description.resumo | A interação solo-duto submarino agrega incertezas e dificuldades que estimulam a realização de estudos que proporcionem resultados cada vez mais precisos e realistas, visando economia, segurança e o bom desempenho das linhas de dutos. Este estudo aborda uma análise da interação cíclica solo-duto nas direções axiais e laterais, por meio de modelagem centrífuga. Um sistema de carga vertical controlada foi especialmente projetado para simular diferentes pesos de duto durante a movimentação cíclica, a fim de conferir maior realismo ao fenômeno de interação. O leito marinho foi simplificado por um solo artificial silto-argiloso feito de caulim, que apresentou boa concordância com valores obtidos in situ. Os modelos de dutos foram dimensionados de modo a reproduzir protótipos de 0,5 m de diâmetro, sendo os registros de força e deslocamento realizados por meio de instrumentação adequada. Foram realizados 12 ensaios de interação axial e 4 ensaios de interação lateral. Os resultados apresentados neste trabalho se propõem a contribuir para o avanço na compreensão do fenômeno de interação solo-duto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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