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dc.contributor.advisorAlmeida, Márcio de Souza Soares de-
dc.contributor.authorPessin, Juliana-
dc.date.accessioned2019-09-24T13:47:23Z-
dc.date.available2019-09-26T03:00:17Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9801-
dc.description.abstractThe pipe-soil interaction has a number of uncertainties which stimulate studies and realistic results aiming for economy, safety and good performance of the pipelines. This study addresses cyclic pipe-soil interaction in the axial and lateral directions, through centrifuge modeling. In order to give more realism to the interaction phenomenon, a controlled loading system was specially designed to simulate different pipe weights during the cyclic movement. The seabed was simplified by an artificial clayey soil made of kaolin, which showed good agreement with values obtained in situ. The pipeline models were designed to reproduce prototypes of 0.5 m in diameter, and the force and displacement registers were performed by means of adequate instrumentation. A total of 12 axial interaction tests and 4 lateral interaction tests were performed. The results presented in this work intend to contribute to advance the understanding of the pipe-soil interaction phenomenon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectInteração solo-dutopt_BR
dc.subjectModelagem centrífugapt_BR
dc.titleMovimentação axial e lateral de dutos com controle de força verticalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1267847158498132pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Albuquerque Júnior, Fernando Saboya-
dc.contributor.referee1Tsuha, Cristina de Hollanda Cavalcanti-
dc.contributor.referee2Oliveira, José Renato Moreira da Silva de-
dc.contributor.referee3Almeida, Maria Cascão Ferreira de-
dc.description.resumoA interação solo-duto submarino agrega incertezas e dificuldades que estimulam a realização de estudos que proporcionem resultados cada vez mais precisos e realistas, visando economia, segurança e o bom desempenho das linhas de dutos. Este estudo aborda uma análise da interação cíclica solo-duto nas direções axiais e laterais, por meio de modelagem centrífuga. Um sistema de carga vertical controlada foi especialmente projetado para simular diferentes pesos de duto durante a movimentação cíclica, a fim de conferir maior realismo ao fenômeno de interação. O leito marinho foi simplificado por um solo artificial silto-argiloso feito de caulim, que apresentou boa concordância com valores obtidos in situ. Os modelos de dutos foram dimensionados de modo a reproduzir protótipos de 0,5 m de diâmetro, sendo os registros de força e deslocamento realizados por meio de instrumentação adequada. Foram realizados 12 ensaios de interação axial e 4 ensaios de interação lateral. Os resultados apresentados neste trabalho se propõem a contribuir para o avanço na compreensão do fenômeno de interação solo-duto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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