Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/984
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giannella, Taís Rabetti | - |
dc.contributor.author | Ignacio, Claudia Cunha de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-27T17:43:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/984 | - |
dc.description.abstract | In this study, I discuss how Communication Technologies (ICTs) affect the day-to-day operations of the municipal council of education of Mesquita from the year 2005, when they were assembled computer classrooms in some schools. I’ll give emphasis to the Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) and the Programa Um Computador por Aluno, describing the implementation process, respectively, in municipal schools Santos Dumont and Machado de Assis, based on reports from teachers and administrators of these schools. I’ll examine the specific set of these two schools because of their unique experiences in the integration of ICTs into their daily lives. The Escola Municipal Santos Dumont comes from exploring different educational projects by using the Computer Lab (LIED). Already the Escola Municipal Machado de Assis hasn’t a LIED because of infrastructure problems. In August of 2010 that was included with the Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), by the then Secretaria de Educação a Distância, from MEC. The conclusions reached come from questionnaires used in he two schools that I have been studied. The reports of the material were arranged in two groups that had different experiences with ICT in schools. I wondered what was the experience and skills that teachers of these schools had on the use and integration of technologies in education, which should be dealt with in this capacity on behalf of the teacher and finally, how those results influenced the student from the public school of Mesquita in consenting to assess the stage of integration of ICTs in daily life of local schools Santos Dumont and Machado de Assis. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mídias na educação | pt_BR |
dc.subject | Media education | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Information technology | en |
dc.title | Potencialidades e desafios da integração das tecnologias de informação e da comunicação: discutindo as experiências de duas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Mesquita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3610751337445829 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7571802283492419 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Espíndola, Marina Bazzo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5709091266789432 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Duarte, Silvia Esteves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2718575130525311 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, discutirei como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) vem sendo incorporadas na da rede municipal de educação do município de Mesquita a partir do ano de 2005, quando foram montadas salas de informática em algumas escolas. Darei ênfase ao Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e o Programa Um Computador por Aluno, descrevendo o processo de implementação, respectivamente, nas escolas municipais Santos Dumont e Machado de Assis, com base nos relatos de professores e gestores destas escolas. Analisarei o conjunto específico destas duas escolas devido suas experiências diferenciadas em relação à integração das TICs em seus cotidianos. A Escola Municipal Santos Dumont vem explorando a partir de diferentes projetos pedagógicos o uso do Laboratório de Informática (LIED). Já a Escola Municipal Machado de Assis não possui um LIED, por causa de problemas de infra-estrutura. Em agosto de 2010 a referida foi contemplada com o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), pela então Secretaria de Educação a Distância, do MEC. As conclusões alcançadas são procedentes de questionários empregados nas duas escolas que foram objeto de estudo. Os relatórios do material foram dispostos em dois grupos que vivenciaram experiências diferentes com as TICs nas escolas. Interrogou-se qual era a experiência e qualificação que os docentes destas escolas tinham relativa à utilização e integração das tecnologias na educação, o que deveria ser tratado nesta capacitação em prol do professor e finalmente, de que forma esses resultados repercutiram no aluno da rede de educação municipal de Mesquita, nos consentindo avaliar o cenário da integração das TICs no cotidiano das escolas Municipais Santos Dumont e Machado de Assis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Mídias na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
778132.pdf | 480.3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.