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dc.contributor.advisorEbecken, Nelson Francisco Favilla-
dc.contributor.authorPacheco, Andrea Hecksher-
dc.date.accessioned2019-10-01T18:28:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:25Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9877-
dc.description.abstractThis dissertation presents a methodology for the evaluation of image, communication and brand reputation through Opinion Mining in social networks. In order to do so, it investigates the most appropriate Text Mining techniques for evaluating consumer perception and demonstrates the advantages of using these techniques compared to traditional methods of market research. It also includes the elaboration of a metric and an index, the NBRI - Network Brand Reputation Index. This dissertation aims at contributing to the areas of brand management, marketing research, crisis prevention and strategic planning. The methodology is applicable to brand evaluation, in relation to consumer perception and satisfaction, as well as to competition analysis and analysis of the effectiveness of communication and of advertising campaigns.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectReputação de marcapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleAvaliação de imagem, comunicação e reputação de marca por meio de mineração de opiniões em redes sociaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8393008907148910pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Beatriz de Souza Leite Pires de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Elton-
dc.contributor.referee3Espíndola, Rogério Pinto-
dc.contributor.referee4Guimarães, Antonio Cesar Ferreira-
dc.description.resumoEsta tese propõe uma metodologia para avaliação de imagem, comunicação e reputação de marcas por meio de Mineração de Opiniões em redes sociais. Para isso, investiga as técnicas de Mineração de Textos mais apropriadas para avaliação da percepção do consumidor e demonstra as vantagens do uso dessas técnicas em relação aos métodos tradicionais de pesquisa mercadológica. Contempla também a elaboração de um índice, o IRMR – Índice de Reputação da Marca em Rede. A presente tese pretende contribuir com as áreas de gestão de marcas, pesquisa de marketing, prevenção de crises e planejamento estratégico. A metodologia é aplicável tanto para avaliação de marcas, em relação à percepção e satisfação do consumidor, quanto para análise de concorrência e análises de efetividade da comunicação e de campanhas publicitárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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