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dc.contributor.advisorSorj, Bila-
dc.contributor.authorLattman-Weltman, Fernando-
dc.date.accessioned2019-10-08T03:07:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued1992-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9912-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a case study about the professional identity of Journalists from an important newspaper in Rio de Janeiro.It tries to show that this identity is the dynamic and multifarious outcome of an historically and structurally specified professional experience, which could be seen, nowadays, among other factors, in the industrial production of a specific cultural product, the news, in a certain configuration of the Journalist's labour market, and in an also specific professional ethics. An experience that, in one hand, let us speak about a journalistic "ethos", but, in the order, do not let us do it in an abstract way, without reference to the diversity of attitudes and ethical commitments implied by the concrete experience of the editorial office with its divisions, cleavages and internal hierarchies. A diversity that however leads us to the specific role that our Brazilian press assumes in our days, when we discuss the forms and contents with which we should build our citizenship and the institutions related to its exercise, among others the press itself.en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissõespt_BR
dc.subjectJornalistaspt_BR
dc.subjectÉtica jornalísticapt_BR
dc.subjectAspectos sociaispt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleJornalistas: agenciando a cidadania, publicizando o privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8869121357039602pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9765219820910892pt_BR
dc.contributor.referee1Guimaraes, Cesar-
dc.contributor.referee2Pereira, Vera M. C.-
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de um estudo de caso a respeito da identidade profissional dos jornalistas de um grande jornal do Rio de Janeiro. Procura demonstrar como esta identidade é o resultado dinâmico e multifacetado de uma experiência profissional histórica e estruturalmente especificada, e que se traduz, hoje, entre outros fatores, na produção industrial de um produto cultural específico, a notícia, numa determinada configuração do mercado de trabalho para jornalistas e numa ética profissional também específica. Experiência que, se por um lado, nos permite falar de um "ethos" jornalístico, por outro lado nos impede de fazê-lo de modo abstrato, sem referência à diversidade de posturas e de comprometimentos éticos implicada pela experiência concreta da redação, com suas divisões, clivagens e hierarquias internas. Diversidade esta que nos remete, contudo, para o papel específico que assume a imprensa nos dias de hoje, em nosso país, quando se discutem as formas e conteúdos de que se deve dotar a cidadania e as instituições relacionadas ao seu exercício, entre as quais se situa a própria imprensa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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