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dc.contributor.advisorPinto, Luiz Antônio Vaz-
dc.contributor.authorBrandão, Fernanda Dias-
dc.date.accessioned2019-10-08T13:05:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9917-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSlow Steamingpt_BR
dc.subjectCarga Reduzidapt_BR
dc.subjectAspectos Técnicospt_BR
dc.titleAvaliação de impactos econômicos e operacionais em regime de slow steamingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ulisses A. Monteiro-
dc.contributor.referee2Troyman, Antonio Carlos Ramos-
dc.description.resumoO aumento do preço do bunker, óleo combustível pesado utilizado por navios com motores diesel dois tempos de baixa rotação, somado a situação econômica mundial, de declínio econômico, fez armadores e afretadores de navios mercantes de grande porte repensarem seu modo de navegar. A fim de diminuir o consumo de combustível, a prática da redução de velocidades e, consequentemente da carga de operação do motor principal, se tornou uma tendência no transporte marítimo global. Contudo, motores que foram projetados para operarem em carga contínua entre 70 a 85% de seu MCR (Maximum Continuous Rating), ao se afastarem dessa faixa de projeto, tendem a sofrer danos no longo prazo, como formação de fuligem do sistema de exaustão e desgaste das camisas dos cilindros, por exemplo. Apesar dos impactos negativos no motor, os ganhos financeiros podem ser extremamente altos considerando um cenário de elevado preço de combustível e baixo preço de frete no mercado. Ao longo do trabalho serão mostrados os impactos técnicos desse tipo de operação e uma análise financeira ilustrando diferentes cenários econômicos e as tendências de velocidade ótima observada que minimiza o consumo de combustívelpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Naval e Oceânica

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