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http://hdl.handle.net/11422/9917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinto, Luiz Antônio Vaz | - |
dc.contributor.author | Brandão, Fernanda Dias | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T13:05:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9917 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Slow Steaming | pt_BR |
dc.subject | Carga Reduzida | pt_BR |
dc.subject | Aspectos Técnicos | pt_BR |
dc.title | Avaliação de impactos econômicos e operacionais em regime de slow steaming | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Ulisses A. Monteiro | - |
dc.contributor.referee2 | Troyman, Antonio Carlos Ramos | - |
dc.description.resumo | O aumento do preço do bunker, óleo combustível pesado utilizado por navios com motores diesel dois tempos de baixa rotação, somado a situação econômica mundial, de declínio econômico, fez armadores e afretadores de navios mercantes de grande porte repensarem seu modo de navegar. A fim de diminuir o consumo de combustível, a prática da redução de velocidades e, consequentemente da carga de operação do motor principal, se tornou uma tendência no transporte marítimo global. Contudo, motores que foram projetados para operarem em carga contínua entre 70 a 85% de seu MCR (Maximum Continuous Rating), ao se afastarem dessa faixa de projeto, tendem a sofrer danos no longo prazo, como formação de fuligem do sistema de exaustão e desgaste das camisas dos cilindros, por exemplo. Apesar dos impactos negativos no motor, os ganhos financeiros podem ser extremamente altos considerando um cenário de elevado preço de combustível e baixo preço de frete no mercado. Ao longo do trabalho serão mostrados os impactos técnicos desse tipo de operação e uma análise financeira ilustrando diferentes cenários econômicos e as tendências de velocidade ótima observada que minimiza o consumo de combustível | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Naval e Oceânica |
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