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http://hdl.handle.net/11422/9918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Eduardo Antônio Barros da | - |
dc.contributor.author | Tavares, Luiz Gustavo Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T13:06:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2013-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9918 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | funções plenópticas | pt_BR |
dc.subject | ray-tracing | pt_BR |
dc.title | Geração de banco de dados de funções plenópticas amostradas utilizando physically based rendering | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mendonça, Gelson Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Estrada, Cassius Duque | - |
dc.description.resumo | Este projeto consiste no desenvolvimento e criação de um banco de funções plenópticas amostradas a partir de imagens computacionalmente renderizadas pela técnica de ray-tracinga a fim de modelar e estudar imagens tridimensionais realistas. Funções plenópticas são uma família de funções que armazenam toda a informação visual de um determinado ambiente. Com estas funções, é possível armazenar as características de espaços e objetos como posição, componentes cromáticas, assim como posicionamento e orientação da câmera que captura os raios de luz da cena. Para gerar esse tipo de função, é utilizada neste trabalho uma técnica de renderização chamada ray-tracing, cujo algorítmo baseia-se nas características físicas da luz, seu comportamento e interação com objetos. Dentro desta temática, foi criado um banco de matrizes compostas de imagens a fim de viabilizar estudos na área de processamento de imagens, como a interação de seres humanos com modelos tridimensionais interativos como objetivo de avaliar conforto e realismo de acordo com a variação de alguns parâmetros. A síntese de vistas realistas neste projeto está vinculada à dificuldade de trabalhar-se com um número grande de câmaras visto que o processo de sincronização, ajuste de foco e tempo de exposição de cada câmara e suas respectivas posições tornariam o projeto muito dispendioso, demorado e impreciso. Neste quesito, a renderização de imagens, apesar de acarretar em um grande gasto computacional, torna-se uma alternativa viável para a aquisição deste tipo de imagem para fins de pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Eletrônica e de Computação |
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