Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Eduardo Antônio Barros da-
dc.contributor.authorTavares, Luiz Gustavo Cardoso-
dc.date.accessioned2019-10-08T13:06:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:34Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9918-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectfunções plenópticaspt_BR
dc.subjectray-tracingpt_BR
dc.titleGeração de banco de dados de funções plenópticas amostradas utilizando physically based renderingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Gelson Vieira-
dc.contributor.referee2Estrada, Cassius Duque-
dc.description.resumoEste projeto consiste no desenvolvimento e criação de um banco de funções plenópticas amostradas a partir de imagens computacionalmente renderizadas pela técnica de ray-tracinga a fim de modelar e estudar imagens tridimensionais realistas. Funções plenópticas são uma família de funções que armazenam toda a informação visual de um determinado ambiente. Com estas funções, é possível armazenar as características de espaços e objetos como posição, componentes cromáticas, assim como posicionamento e orientação da câmera que captura os raios de luz da cena. Para gerar esse tipo de função, é utilizada neste trabalho uma técnica de renderização chamada ray-tracing, cujo algorítmo baseia-se nas características físicas da luz, seu comportamento e interação com objetos. Dentro desta temática, foi criado um banco de matrizes compostas de imagens a fim de viabilizar estudos na área de processamento de imagens, como a interação de seres humanos com modelos tridimensionais interativos como objetivo de avaliar conforto e realismo de acordo com a variação de alguns parâmetros. A síntese de vistas realistas neste projeto está vinculada à dificuldade de trabalhar-se com um número grande de câmaras visto que o processo de sincronização, ajuste de foco e tempo de exposição de cada câmara e suas respectivas posições tornariam o projeto muito dispendioso, demorado e impreciso. Neste quesito, a renderização de imagens, apesar de acarretar em um grande gasto computacional, torna-se uma alternativa viável para a aquisição deste tipo de imagem para fins de pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Eletrônica e de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10007487.pdf9.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.