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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorMota, Hugo Campêlo-
dc.date.accessioned2019-10-09T12:09:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:37Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9963-
dc.description.abstractThe research line aiming at the development of live load models for bridge design in Brazil is pursued focusing on the dynamic amplification factors produced by the passage of the loading configurations that provides maximum responses on bridges. The analysed structures are bridges with span between 10 and 40m and also cantilevers between 2,5m and 10,0m length. The extreme static internal forces were obtained previously by means of specially developed heavy vehicle data base, traffic simulation and static analysis . It’s used a mathematical-numerical-computacional model representingthe interaction between pavement, vehicle and structure to obtain the time histories of displacements and internal forces and corresponding amplification factors. Those results enabled the determination of dynamic extreme values of internal forces produced by the actual traffic of heavy vehicles which consist of the target values for the new live models to be proposed. A comparision between these values and those derived from Brazilian code live load model are also presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectEsforço em pontespt_BR
dc.subjectModelo de cargas móveispt_BR
dc.titleEsforços extremos em pontes para modelo dinâmico de cargas móveis no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4251513313659938pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.referee2Varela, Wendell Diniz-
dc.contributor.referee3Carvalho, Eliane Maria Lopes-
dc.description.resumoO presente trabalho dá sequência à linha de pesquisa desenvolvida na COPPE-UFRJ objetivando o desenvolvimento de modelos de cargas móveis em pontes no Brasil de modo a reproduzir os efeitos extremos ocaionados pelo tráfego de veículos reais ( conforme base de dados especialmente elaborada) já incorporando os efeitos dinâmicos. Os sistemas estruturais abordados neste trabalho consistem de pontes em grelha com duas longarinas com vãos de comprimento entre 10 e 40m biapoiados e contínuos e estruturas em balanço entre 2,5 e 10m.Em trablhos anteriores foram obtidas as configurações de veículos que produzem os maiores esforços estáticos nas estruturas. Para a passagem destas configurações apresenta-se aqui a determinação das respostas dinâmicas em termos de deslocamnetos por meio de uma modelgame matemático-numérico de interação de veículo-pavimento-estrutura na qual a estruturaé representada por um modelo uniflar construído a partir de um modelo numérico de grelha. Os históricos de amplitudes modais obtidos desta análise dinâmicasão então aplicados às formas modais do modelo de grelha para determinar os esforços solicitantes dinâmicos máximos. Estes resultados permitirão a obtenção dos valores extremos destes esforços realizando como consequência aproposição de novos modelos de cragas móveis. Apresenta-se adicionalmente uma comparação entre estes valores e aquele calculados à partir do modelo de carga móvel da norma brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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