Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9965
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Fernando Augusto de Noronha Castro-
dc.contributor.authorPereira, Luiz Otavio da Costa Marcelo-
dc.date.accessioned2019-10-09T12:14:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:35Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9965-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormula SAEpt_BR
dc.subjectimpactopt_BR
dc.subjectatenuadorpt_BR
dc.titleProjeto de um atenuador de impacto para o protótipo de Formula SAE da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Duda, Fernando Pereira-
dc.contributor.referee2Araujo, Anna Carla Monteiro de-
dc.description.resumoEquipe de Formula SAE é um projeto extracurricular da Universidade Federal do Rio de Janeiro composto por alunos da graduação com o objetivo estimular os alunos a ser realizar boas práticas de engenharia através de um problema real, um projeto de um veículo de alto desempenho, dentro do ambiente universitário. A competição Formula SAE é um evento anual realizado em diversos países. Realizada pelas sedes nacionais da SAE (Society of Automotive Engineers), trata-se de uma competição de engenharia onde os alunos das universidades devem projetar seu protótipo de acordo com diversas regras de validade internacional. Estas regras são limitadores de desempenho e muitas vezes simulam medidas de segurança semelhantes a normas técnicas para projetos de engenharia.No país, o evento é organizado anualmente pela SAE Brasil. A equipe da UFRJ participa da competição desde sua primeira edição, realizada no ano de 2003. Durante 3 dias, as equipes são avaliadas em várias provas, que podem ser separadas em estáticas, dinâmicas e testes de segurança. As provas estáticas e dinâmicas correspondem respectivamente a 35% e 65% da pontuação total que uma equipe pode fazer.Os testes de segurança são apenas etapas de verificação de conformidade do veículo em relação às regras. O carro deve passar em todos os testes de segurança antes de poder participar de qualquer prova dinâmica. Em casos especiais, os juízes podem exigir que algum teste de segurança seja refeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10007823.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.