Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22714
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Relação entre a facilidade de crédito impulsionado pelas fintechs e o superendividamento de pessoas físicas
Autor(es)/Inventor(es): Andrade Júnior, José
Orientador: Melo, Luiz Martins de
Resumo: O objetivo geral do trabalho consiste em analisar a relação entre o desenvolvimento das fintechs e uma maior oferta e facilidade de crédito com o superendividamento de pessoas físicas no Brasil. Os objetivos específicos são: estudar sobre o surgimento das fintechs, inovações trazidas e regulamentações; verificar o cenário do mercado de crédito para pessoas físicas antes e depois das fintechs e; analisar a relação entre o desenvolvimento das fintechs, que trouxe uma maior facilidade e oferta de crédito, com o superendividamento de pessoas físicas no Brasil. A metodologia utilizada para coleta de dados é a revisão bibliográfica, com busca em bibliotecas virtuais, como: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Scholar e revistas científicas especializadas, para reunião de artigos científicos, livros, relatórios, artigos de jornal e outros materiais que possam auxiliar na análise. Em relação aos objetivos, é uma pesquisa exploratória, com abordagem e análises qualitativas. Observou-se que os fenômenos da facilitação do crédito impulsionada pelas fintechs e o superendividamento de famílias brasileiras caminharam numa mesma direção e que, porventura, podem estar associados. No entanto, o real impacto da expansão das fintechs no processo de superendividamento necessita de mais análises e mais estudos que investiguem os diferentes os fatores envolvidos nessa relação.
Palavras-chave: Fintechs
Crédito
Endividamento
Pessoa física
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE JÚNIOR, José. Relação entre a facilidade de crédito impulsionado pelas fintechs e o superendividamento de pessoas físicas. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAndrade Júnior.pdf332.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.