Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22729
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cooperação internacional em redes no Brasil no período 2009-2017: um estudo baseado na análise de redes sociais
Autor(es)/Inventor(es): Accioly, Enzo Matheus Fernandez Barreira
Tutor: La Rovere, Renata Lèbre
Tutor : Oliveira, Bruno Ferreira de
Resumen: A inovação é um elemento central no entendimento do desenvolvimento econômico. No contexto atual, a condução da inovação para a sociedade raramente emerge dentro de uma única empresa, e sim de um conjunto de empresas e instituições que colaboram ativamente para sua criação. Dentro dessa estrutura, o estudo da cooperação se torna fundamental para melhor compreensão da inovação. A cooperação com parceiros estrangeiros é considerada um mecanismo importante de fluxo de conhecimento para o desenvolvimento econômico. O Brasil é um país com relativa inserção nas Cadeias Globais de Valor (CGVs) em alguns setores industriais. O trabalho em questão tem como objetivo compreender quais são as empresas brasileiras que desempenham ações de cooperação com parceiros estrangeiros e em quais condições esse relacionamento acontece. Foi utilizado como estudo de caso o setor industrial de produção de papel e celulose como exemplo bem-sucedido de desenvolvimento com presença de cooperação com parceiros estrangeiros. O modelo selecionado para tal análise foi a Análise de Redes Sociais (ARS) a partir dos dados da PINTEC referentes à cooperação durante o período de 2009 – 2017. Os resultados encontrados indicam que a cooperação brasileira é marcada pela presença de parcerias com atores nacionais, com baixa presença de cooperação internacionalizada. Em termos gerais, Fornecedores, Clientes e Consumidores foram encontrados como os parceiros mais frequentes no período. Universidades e Institutos de Pesquisa, Instituições de Teste e Empresas de Consultoria apresentaram resultados consideráveis, ainda que com menor frequência que os anteriormente citados. Fornecedores, Clientes e Consumidores e Outras Empresas do Grupo foram considerados os parceiros mais relevantes internacionalmente. Os setores industriais que estabeleceram relação de cooperação internacionalizada, tal como o setor de produção de celulose, são marcados pela interação com múltiplos parceiros de cooperação e são influentes nas redes encontradas. Trabalhos futuros podem se esforçar em compreender as razões pelas quais esses setores cooperam com maior intensidade que os demais, assim como estuda-los ao nível da empresa.
Materia: Cooperação
Redes sociais
Internacionalização
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ACCIOLY, Enzo Matheus Fernandez Barreira. Cooperação internacional em redes no Brasil no período 2009-2017: um estudo baseado na análise de redes sociais. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EMFBAccioly.pdf867.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.