Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22735
Especie: Dissertação
Título : De como as Américas foram monstrificadas: a imagética da teratologia do novo mundo no século XVI
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Fernanda Jardim de Farias
Tutor: Cairus, Henrique Fortuna
Tutor : Hue, Sheila Moura
Resumen: Esta Dissertação visa a entender o palco discursivo que transitava entre a semiótica imagética, a descrição e narração, que interagiam em um comércio que explorava modelos e referenciais necessariamente conhecidos e que garantiam a inteligibilidade mínima de algo em tudo tão diferente. Os autores que constituem as personagens desta Dissertação foram eleitos por serem uma boa amostra ou bons representantes de variados projetos políticos do século XVI para as Américas. Quatro autores de décadas diferentes do mesmo século, de ideais divergentes, defensores de projetos diversos para o Novo Mundo. Pero de Magalhães Gândavo, Jean de Léry, André Thevet e Walter Raleigh protagonizam o fio condutor da narrativa desta Dissertação projetam no Novo Mundo os monstros de suas imaginações e de seus imaginários, preferencialmente – mas não exclusivamente – a partir dos elementos legados pela literatura da Antiguidade Clássica grega, latina e greco-latina. Mas esses seres prodigiosos não foram evocados apenas para pensar de forma negativa ou positiva esse mundo que se descortinava – para usar uma imagem recorrente do século XVII ao XIX –, mas também para, a um só tempo, exaltar e aviltar seus adversários. A ideia de avultar ao aviltar, aviltanto ao avultar, é tão antiga quanto a própria Ilíada. Como Héracles, Perseu, Teseu ou Odisseu, o combatente de monstros se faz tão herói quanto mais terrível é o monstro.
Resumen: This dissertation aims to understand the discursive stage that moved between imagistic semiotics, description and narration, which interacted in a trade that exploited models and references that were necessarily known and guaranteed the minimum intelligibility of something so different. The authors who make up the characters in this dissertation were chosen because they are a good sample or good representatives of the various 16th century political projects for the Americas. Four authors from different decades of the same century, with divergent ideals, defending different projects for the New World. Pero de Magalhães Gândavo, Jean de Léry, André Thevet and Walter Raleigh are the main characters in the narrative of this dissertation. They project the monsters of their imaginations and their imaginations onto the New World, preferably - but not exclusively - based on the elements bequeathed by the literature of Greek, Latin and Greco-Latin Classical Antiquity. But these prodigious beings were not only evoked to think negatively or positively about the world that was unfolding - to use a recurring image from the 17th to the 19th century - but also, at the same time, to exalt and demean their adversaries. The idea of exalting by demeaning, demeaning by exalting, is as old as the Iliad itself. Like Heracles, Perseus, Theseus or Odysseus, the monster fighter becomes as much of a hero as the monster.
Materia: Monstros
Relatos de viagem
Gravuras
Colonização
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DAS CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA
Programa: Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-ene-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras Clássicas

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